O Município de Canela formou este ano a sua primeira turma do Empretec, considerado um dos melhores programas de empreendedorismo do mundo. Realizado de forma gratuita em março, no CIDICA (Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela), o curso desenvolvido pela ONU e aplicado pelo Sebrae formou 28 participantes, entre empresários, gerentes de empresas, aspirantes ao empreendedorismo e profissionais autônomos. A ação faz parte do eixo Valorização das Empresas Locais, desenvolvido pelo Sebrae RS no âmbito do Programa Cidade Empreendedora.
Após a conclusão do curso, os participantes decidiram criar a Confraria dos Empretecos, que se reúne uma vez por mês para debater os desafios e situações que têm enfrentado em suas empresas a partir dos ensinamentos do Empretec. A ideia é compartilhar aprendizados e experiências para qualificar cada vez mais as habilidades empreendedoras e aplicá-las no dia a dia dos negócios.
Ao abordar os 30 comportamentos dos empreendedores de sucesso, o Empretec ensina técnicas para empreender, explorando as competências dos participantes na prática. Por meio de uma série de dinâmicas, é possível identificar os perfis dos participantes no universo do empreendedorismo e potencializar características abordadas durante a imersão.
Os alunos também têm a chance de atuar nas empresas “Cria”, como são chamados os negócios desenvolvidos dentro do curso. Um dos principais objetivos da iniciativa, segundo o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, foi capacitar os empreendedores de Canela e região para atuarem à frente de grandes organizações no município.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/