11.1 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraEm fase experimental por 60 dias, coleta seletiva terá recolhimento aos sábados

Em fase experimental por 60 dias, coleta seletiva terá recolhimento aos sábados

Publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana informa a população canelense que a coleta seletiva será realizada, além das terças e quintas-feiras, como já programado, também aos sábados, em uma fase experimental de 60 dias. Nas segundas, quartas e sextas-feiras ocorre o recolhimento de lixo orgânico.
A empresa Serra e Mar Transporte, vencedora da licitação, trabalha com cinco caminhões para a realização deste serviço.

Importante destacar que nas travessas e becos, onde o caminhão de lixo não consegue entrar, o recolhimento do orgânico e seletivo, é realizado por um veículo menor, sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras. No interior a coleta ocorre sempre no último sábado de cada mês.

O Secretário da pasta Jackson Müller destaca a importância da participação da comunidade na separação dos resíduos e na disponibilização para a coleta conforme o calendário abaixo.

Publicidade

Classificam-se como resíduos seletivos:

Papéis – papelão, papéis em geral (jornais, revistas, livros, cadernos), embalagem longa vida, entre outros;

Plástico – sacos, sacolas, garrafa plástica, embalagens de produtos de limpeza, copo descartável e tubos de PVC, brinquedos, entre outros;

Metais – latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagem metálica de congelados, entre outros;

Vidro – garrafas de bebida, copos, potes, frascos de perfume, entre outros.

Classificam-se como resíduos orgânicos:

Restos de alimentos, cascas de frutas, hortaliças, sacos de chá e café, cinzas, embalagens plásticas sujas com resíduos de gordura/sangue, resíduos de banheiro (papel higiênico, toalha de papel e absorventes usados), fraldas descartáveis, guardanapo sujo, fio dental, esponja de aço, panos velhos, entre outros.

Publicidade

COLETA DE ÓLEO DE COZINHA

Utilizado para fritar alimentos, tanto em casa quanto em estabelecimentos comerciais, o óleo de cozinha que sobra, além de ter grande potencial econômico, também apresenta um alto risco de contaminação à natureza, caso seja mal descartado. Por falta de informação, esse resíduo é erroneamente jogado em ralos de pias, ou colocado em recipientes fechados no lixo. Porém, o óleo de cozinha pode ter um fim muito mais econômico e sustentável. Em Canela, a secretaria de Meio Ambiente possui pontos de recolhimento nos seguintes locais:

*Escola Cônego João Marquesi localizada no Bairro Ulisses de Abreu

*Escola Severino Travi localizada no Distrito Industrial

*Escola Bertholdo Oppitz localizada no Bairro São Lucas

* Escola Dante Bertoluci localizada no Bairro São Luiz

* Escola Santa Terezinha localizada no Bairro Santa Terezinha

* Junto ao Prédio do Fórum de Canela ao lado da Prefeitura

* E na Secretaria de Meio Ambiente

* Esse simples ato pode fazer uma grande diferença no nosso meio ambiente. Um litro de óleo de cozinha pode poluir até 25 mil litros de água.

COLETA ESPECIAL

A coleta especial já está inclusa no trabalho de coleta do município, ou seja, o contribuinte não tem nenhum custo, precisa apenas agendar o recolhimento de eletrodomésticos, móveis, colchões, etc.

O responsável pelo serviço é a empresa Serra e Mar que agenda os recolhimentos pelos fones 54 9 96765994 ou 54 9 92137029.

MAIS INFORMAÇÕES:

54 9 9119.6412 – [email protected].

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.