Recentemente foram instaladas faixas elevadas para travessia de pedestres na ERS-235, nas proximidades do Mundo à Vapor. O fato gerou preocupação de motoristas que utilizam a via diariamente para se deslocar entre Canela e Gramado, temendo por um aumento no número de acidentes. Pelo menos um caso foi registrado nos últimos dias, felizmente sem vítimas.
Em contato com a assessoria da EGR, a mesma informou que as faixas elevadas foram instaladas considerando o intenso movimento de pedestres que necessitam atravessar a via. Segundo a EGR, essas travessias têm a função de melhorar as condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação de pedestres que se deslocam entre as áreas urbanizadas da rodovia, além de impor a redução de velocidade aos veículos e qualificar a circulação ao longo da extensão viária.
A EGR informou ainda qua as travessias na ERS-235 possuem 13 metros entre a pista e o acostamento e 10 centímetros de altura e estão de acordo com o que estabelece a resolução nº 738 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Sobre a possibilidade de ocorrer um aumento no risco de acidentes entre veículos, não se manifestaram.