A Secretaria de Educação, Esportes e Lazer de Canela realizou uma avaliação de monitoramento da aprendizagem dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais. A avaliação nos 1º, 2º e 3º anos iniciou no dia 10 de maio e será finalizada no dia 10 de junho. O total de alunos avaliados do 1º ano são 365 e os estudantes dos 2º e 3º anos totalizam 791.
Fabiane Tramontin, coordenadora do Turno Integral, explica que as escolas municipais localizadas nos bairros já receberam a visita da equipe que aplica as provas. Na próxima semana deve se iniciar o trabalho nas escolas do interior.
O diagnóstico vai trazer informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências, sendo possível, dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, o que funciona de fato como um diagnóstico.
As informações oferecem, a partir de então, guiar o planejamento docente e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas, como forma de promover a recuperação dos pontos identificados como fracos. Além disso, permite que o professor possa adequar suas abordagens e estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, estimulando seu progresso e fazendo com que ele atinja novos patamares em suas competências.
A avaliação, que acontece desde 2019, foram elaboradas pelas equipes da secretaria de Educação e os supervisores escolares e na aplicação se verifica a apropriação da escrita, da linguagem oral e da construção numérica. O mapeamento dos pontos fortes e de dificuldade dos alunos no domínio das habilidades e competências trabalhadas à distância embasará os planos de ação docente e estratégias de recuperação para os alunos.
A preocupação pela aprendizagem faz a Secretaria avaliar os resultados qualitativamente. Os resultados deste trabalho acontecer no final de junho.
A Secretária da Educação enfatiza a importância das famílias acompanhem e incentivem as crianças nos estudos.
“Essa avaliação é uma estratégia que a gente considera muito importante para que possamos identificar o nível de aprendizagem da cada um dos nossos alunos. A partir do resultado, vamos ampliar o plano para recuperação das perdas de aprendizagem que ocorreram ao longo do ensino remoto, adotado em decorrência do enfrentamento à pandemia”.
O prefeito Constantino Orsolin que também é professor destaca que “Nós acreditamos que esse é um dos passos para uma mudança no sistema de ensino municipal. Visamos acompanhar mais de perto a aprendizagem dos alunos propondo intervenções pedagógicas junto às equipes escolares. O cenário pós pandemia, tem exigido cada vez mais mudanças estruturais na educação que são importantes para o sucesso escolar”.