A Educação Fiscal é tema de palestras na rede escolar de Canela, um trabalho de conscientização que vem sendo realizado pelo município, não só nas salas de aula, mas levando informações para toda a comunidade.
Nas salas de aula, o programa é apresentado mesclando entretenimento e criatividade que são formas dos alunos verem e praticarem de uma forma diferente uma questão tão importante no cotidiano das pessoas, que é a educação fiscal.
Na semana passada, o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo, esteve ministrando palestra com os alunos da Escola Municipal Bertholdo Oppitz, com a temática educação fiscal.
Na oportunidade, foi explanado aos alunos a respeito da importância dos tributos e a destinação dos mesmos, já que a educação fiscal possui um papel de grande importância dentro da formação do cidadão, que no seu dia a dia faz compras e paga impostos.
Na palestra foi abordado sobre o principal tema, a Educação Fiscal que assenta-se sobre dois pilares básicos, que sustentam todas as ações desenvolvidas, a conscientização da sociedade sobre a importância, necessidade e justificativa para o pagamento de tributos. A ação cidadã da população no acompanhamento, fiscalização e monitoramento da aplicação desses tributos para a melhoria das condições de vida do país como um todo.
Com relação à importância dos tributos, a Educação Fiscal abrange temas como o tributo e sua função social, o combate à sonegação, ao contrabando, ao descaminho e à pirataria. Trabalha também a conscientização sobre as teorias financeiras da arrecadação, do orçamento público instigando o cidadão a aprender e entender seu papel como contribuinte solidário e participativo que beneficia a todos, inclusive a ele próprio.
Um folder sobre educação fiscal, organizado pela Secretaria, foi distribuído aos alunos, incentivando as pessoas a pedirem suas notas fiscais ao efetuarem suas compras no comércio local e para que façam a adesão programa estadual, que distribui prêmios em todo o Estado.
Luciano Melo, secretário destacou a importância do envolvimento das escolas no programa de educação fiscal, com projetos que envolvem os alunos numa prática que busca a conscientização. “Na palestra abordamos a importância social do tributo, mas principalmente o resgate de valores, como ética, empatia, respeito, cidadania, cooperação, solidariedade, direitos e deveres, buscando sempre a conscientização de todos no sentido de desenvolver o pensar coletivo”, finalizou.