A partir desta quarta-feira (15) até o dia 30 de janeiro de 2022 será disponibilizado aos gramadenses e visitantes o serviço de telemedicina. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Gramado, autarquia municipal Gramadotur (promotora do Natal Luz) e OláMed Telemedicina. Uma clínica digital foi instalada na Rua Coberta e um tóten no Expogramado, oferecendo atendimento gratuito. O serviço que terá o acompanhamento de uma enfermeira funcionará diariamente das 9h às 22h (inclusive fins de semana a e feriados).
A telemedicina tem o objetivo de realizar atendimento de casos de baixa complexidade, com rapidez e segurança. Se houver necessidade, encaminha-se o paciente para uma consulta presencial. Segundo dados da OláMed, 80% de todos os atendimentos médicos poderiam ser resolvidos por telemedicina e que cerca de 70% dos pacientes procuram um profissional para orientação e não para prescrição, o que hoje pode ser realizado sem sair de casa.
O serviço totalmente gratuito para moradores e visitantes vai avaliar mais de 20 parâmetros biomédicos, além de fornecer o resultado de 12 exames na hora. Através da clínica digital, a empresa com sede em Canoas, traz para Gramado, em sua estrutura, tecnologia de ponta que proporciona resposta para prevenção e contenção de doenças. A partir dos resultados, o médico conectado vai diagnosticar, prescrever medicamentos e encaminhar o paciente, se necessário, para um especialista ou serviço de emergência.
O prefeito de Gramado Nestor Tissot destaca a importância do serviço no atendimento à população. “O atendimento das clínicas digitais não terá custo nenhum para os moradores, visitantes e para a Prefeitura. Será mais uma ferramenta tecnológica aliada da administração pública no acolhimento das pessoas que por ventura necessitem de uma consulta médica ou mesmo na realização de exames. É a tecnologia e inovação a serviço da população”, destaca.
O atendimento será realizado sob o acompanhamento presencial de uma enfermeira e os resultados dos exames e as receitas médicas serão impressas diretamente no próprio local. “Com qualquer sintoma, o paciente será atendido rapidamente sem necessitar ficar aguardando atendimento ou resultado dos exames. É tudo rápido e confiável”, explica o secretário-adjunto da Saúde, Volnei Desiam.
Foto: Cleiton Thiele