19 C
Canela
segunda-feira, 16 junho, 2025
spot_img
InícioEsporteDMEL esclarece dúvidas sobre mudanças na Série Bronze para 2026

DMEL esclarece dúvidas sobre mudanças na Série Bronze para 2026

spot_img
spot_img

CANELA | O Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), através de nota enviada à imprensa, vem a público esclarecer alguns rumores que têm circulado nas redes sociais a respeito das mudanças previstas para a Série Bronze a partir do ano de 2026.

Em primeiro lugar, é importante reforçar que nenhuma decisão foi tomada com o intuito de prejudicar atletas da categoria 35+ ou quaisquer equipes atualmente participantes. As alterações propostas têm como objetivo valorizar a Série Bronze, transformando-a em uma importante porta de entrada para novos atletas, principalmente jovens talentos que já vêm se destacando em nossa comunidade.

Com o fim das categorias Sub-17 e Sub-20 por questões de calendário e estrutura, muitos atletas atualmente saem do Sub-15 diretamente para a Série Bronze. Em 2025, já observamos essa transição com muito sucesso, com quatro equipes jovens participando da Série Bronze, entre elas a campeã GDE, que contou com destaques como Vini Tomazi e José Henrique Borges, ambos com 16 anos, além de Alessandro (pivô), Gabriel (fixo), entre outros jovens que já demonstraram grande potencial.

Essa renovação tem chamado a atenção não só da comunidade, mas também das comissões técnicas, reforçando a necessidade de consolidar a Série Bronze como uma categoria de desenvolvimento e visibilidade para novos talentos.

Além disso, é importante destacar que a manutenção da Série Prata também será fundamental nesse processo. Recebemos relatos de dirigentes que, inclusive, tentaram convidar atletas para suas equipes, mas muitos preferiram aguardar a Série Bronze de 2026 — reforçando a atratividade da categoria para os jovens atletas.

Outra preocupação levantada envolve equipes da Série Ouro, nossa principal competição, que estariam cogitando escalar apenas jogadores de 15 e 16 anos, com o intuito de “ceder espaço” aos mais velhos na Bronze. Reafirmamos que o objetivo da reformulação é incentivar o equilíbrio técnico entre as divisões, respeitando as fases e oportunidades de cada categoria.

Como parte dessa reestruturação, também estudamos melhorias no Campeonato Municipal de Veteranos, especialmente com a possibilidade de adotar o formato “todos contra todos”, atendendo a pedidos da comunidade. Embora isso não tenha sido possível em 2025 devido a limitações de calendário e arbitragem, a nova organização nos permitirá iniciar mais cedo e viabilizar esse formato a partir de 2026.

Por fim, ressaltamos que, os atletas veteranos podem sim jogar a Série Bronze, o que está sendo alterado é que com essa nova estrutura, a Série Bronze aceitará 1 atletas com 18 anos ou menos, bem como jogadores acima de 40 anos que tenham disputado a Série Prata ou Ouro em 2025.

Contamos com a compreensão e apoio de todos os envolvidos. Nosso compromisso é com o crescimento do esporte local, a formação de novos talentos e a valorização das competições em todos os níveis.

Departamento Municipal de Esporte e Lazer – DMEL

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Interessados em participar dos Jogos Coloniais da 31ª Festa Colonial de Canela têm até esta terça-feira, 17 de junho, para se inscreverem. As disputas dos jogos 66 e canastra (em dupla) e de bocha (dupla masculina e...
GRAMADO | O Centro Esportivo Gramadense (CEG) somou mais um ponto no Campeonato Gaúcho Série A2 ao empatar em 0 a 0 com o Glória de Vacaria, na tarde deste domingo, 15, em partida válida pela sétima rodada da...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade