CANELA | A cidade iniciou a semana com mais um registro de homicídio. Um homem foi executado a tiros, elevando para cinco o número de assassinatos ocorridos no município em 2025. Quatro desses casos apresentam fortes indícios de ligação direta com o tráfico de drogas. Já o quinto teria sido motivado por uma rixa entre famílias, sem envolvimento com o tráfico.
Um aspecto que chama a atenção nas investigações é a possibilidade de que duas das vítimas possam ter sido mortas por engano. Conforme relato de amigos e familiares, duas pessoas que foram assassinadas não teriam nenhum envolvimento com o tráfico de drogas. A Polícia Civil informou que a suspeita levantada pelos familiares será apurada no curso das investigações.
A escalada da violência se intensificou após o assassinato de um jovem em seu local de trabalho, no início do mês passado, em Gramado. Apesar do crime ter ocorrido no município vizinho, a vítima residia em Canela. Neste caso a resposta das forças de segurança foi rápida: a Brigada Militar prendeu um dos suspeitos pouco depois do crime, e a Polícia Civil conseguiu identificar todos os envolvidos nas semanas seguintes. No entanto, mesmo com essas ações, os ataques entre facções continuaram.
Forças de segurança reagem com operações e prisões
Com o objetivo de combater a criminalidade, elucidar as ocorrências e prender os envolvidos, as forças de segurança de Canela intensificaram ações. Em pouco mais de 30 dias, a Brigada Militar realizou mais de 20 prisões relacionadas ao tráfico de drogas. No mês passado, três homens fortemente armados foram presos ao chegarem à cidade, possivelmente com o objetivo de cometer um homicídio.
Neste mês, a Brigada Militar também deu início à Operação Inverno na Serra, que contou com o reforço de efetivo policial na região.
Paralelamente, a Polícia Civil também atuou de forma intensa no enfrentamento à criminalidade. No fim do mês passado, a corporação deflagrou uma grande operação com o objetivo de desarticular grupos criminosos e garantir mais segurança à população. A ação mobilizou 85 policiais civis e resultou no cumprimento de 46 mandados judiciais.
Na ocasião, o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, destacou a firme atuação das autoridades:
“A Delegacia de Polícia de Canela tem agido com rigor contra a criminalidade no município, com foco especial nos grupos criminosos que rivalizam pela disputa do tráfico de drogas. Nosso compromisso é manter a ordem, garantir a segurança da comunidade e responsabilizar todos os envolvidos, das bases às lideranças. Com a ação de hoje, a Polícia Civil de Canela demonstra que, quanto mais os grupos criminosos agirem com violência, maior será a resposta das forças de segurança. Temos cerca de 99% de índices de esclarecimento nos crimes cometidos na cidade nos últimos dez anos e seguiremos responsabilizando, com prisões, apreensões de bens e transferência de líderes sempre que tivermos fatos graves em Canela.”