11.7 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraDecreto obriga uso de Plataforma de Rastreamento em estabelecimentos comerciais e de...

Decreto obriga uso de Plataforma de Rastreamento em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços

Publicidade

O Decreto Municipal 126/2020, publicado no dia 03 de junho, torna obrigatório para estabelecimentos comerciais o uso da plataforma de rastreamento Smart Tracking. Os empresários em geral devem disponibilizar o QR Code visível para escaneamento via câmera fotográfica de smartphones, para o acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, assim como prédios de atendimento ao público.

Para esse procedimento, devem acessar o site: https://smarttourbrasil.com.br/smart-tracking-qrcode. Após, é necessário preencher os dados solicitados, imprimir o QR Code gerado e fixá-lo em local visível da entrada e no interior do estabelecimento.

Publicidade

Sobre a Plataforma Smart Tracking

A Smart Tracking foi criada por uma startup de Florianópolis, a Smart Tour. A ferramenta é capaz de rastrear os movimentos de indivíduos diagnosticados com o coronavírus. O mapeamento leva em conta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços por onde a pessoa tenha passado por até 15 dias antecedentes ao diagnóstico. A informação serve para alertar as autoridades sanitárias e os próprios donos dos empreendimentos sobre a ocorrência, medida considerada importante para tomada de ações de prevenção. Outras pessoas que tenham passado pelos mesmos ambientes no dia e horário que o paciente testado positivo passou também serão avisadas.

Publicidade

A plataforma não identifica os usuários e foi desenhada de acordo com as regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A operação se dá em parceria com estabelecimentos comerciais e órgãos de saúde dos municípios. O funcionamento é simples e sem custos aos locais participantes. Os estabelecimentos comerciais se cadastram na plataforma e recebem para impressão um QR Code, que fica à vista dos clientes. Basta fazer um rápido cadastro e o cliente passa a integrar o banco de dados, sem a necessidade de baixar aplicativos. Sempre que ele for a um novo estabelecimento, lê o QR Code do local, como uma espécie de check-in. A solução também pode ser usada por igrejas, supermercados, parques e hotéis, por exemplo.

Quando alguém cadastrado na plataforma é diagnosticado com a Covid-19, os órgãos de saúde dos municípios conseguem acessar o banco de dados com login e senha, e identificar todos os estabelecimentos por onde essa pessoa passou nos 15 dias anteriores ao diagnóstico. Então, é enviado um aviso para que o proprietário tome as medidas necessárias para proteger o local e a equipe, servindo como mais uma barreira na proliferação da doença. Os demais clientes que estavam durante o mesmo período também serão avisados, mas o local específico do contato não será identificado. O banco de dados é universal, ou seja, não é restrito ao município do usuário, o rastreamento pode ser feito em todo o Brasil de acordo com os locais frequentados pela pessoa testada positiva.

Sistema Gratuito

Para o secretário municipal de Turismo, Rafael Carniel de Almeida, a atividade do setor no cenário atual dependente fundamentalmente da manutenção da boa condição de saúde das pessoas na cidade. “O uso do sistema Smart Tracking, que é muito simples, ajudará a evitar o contágio. A empresa que disponibilizou esse sistema para Gramado está destacada nacional e mundialmente em tecnologias para o Turismo. Assim, concretizamos mais um passo rumo a um turismo mais seguro e inteligente, através da conexão com a tecnologia”, afirma.

Para o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, a ferramenta auxiliará no combate à propagação da doença. “Neste momento em que o mundo e o turismo buscam soluções de cura, Gramado firmou um acordo de cooperação com a única startup brasileira destacada em concurso recente pela Organização Mundial do Turismo, por oferecer um sistema gratuito para a comunidade e turistas, que, sem invadir a privacidade dos usuários, oferece a possibilidade de rastrear possíveis contatos com pessoas infectadas, ajudando a conter a propagação da doença”, comenta Fedoca.

“Um dos objetivos do Smart Tracking é que as pessoas se sintam mais seguras e protegidas nesse retorno às atividades. Sabemos que um dos maiores problemas do setor de saúde é identificar os contatos durante o período de incubação da doença, pois a pessoa nem sempre possui sintomas. Para haver sucesso nessa iniciativa todos devem trabalhar em conjunto, como uma rede de cooperação e com isso gerar o máximo de segurança à população local neste momento tão delicado pelo qual passamos”, enfatiza Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.