17.7 C
Canela
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoCredencial de estacionamento para idosos pode ser emitida pela internet

Credencial de estacionamento para idosos pode ser emitida pela internet

Publicidade

Para solicitar e imprimir a credencial, idoso com 60 anos ou mais deve ter uma conta prata ou ouro no site gov.br e CNH válida

O Departamento de Mobilidade, Transporte e Circulação, vinculado a Secretaria Municipal de Obras, aderiu ao sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e passa a disponibilizar a funcionalidade de emissão da credencial de estacionamento para idosos no Portal de Serviços da Senatran. Através da plataforma, motoristas com mais de 60 anos podem requisitar a credencial pelo site gov.br. Além da idade, o motorista deve ter uma conta nível prata ou ouro no site gov.br e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. As emissões por meios digitais são gratuitas e o documento atende à resolução nº 965, do Conselho Nacional de Trânsito, de 17 de maio de 2022, que estabelece validade de cinco anos.

Publicidade

Ao solicitar por meio das ferramentas online, a impressão do documento será de responsabilidade do contribuinte. O documento deverá permanecer no interior do veículo, junto ao painel, quando estiver ocupando vaga específica. Para verificar a autenticidade, a credencial de estacionamento possui um QR Code que pode ser lido através do aplicativo VIO que está disponível para download nas lojas Google Play e App Store. É o mesmo aplicativo que já é utilizado para verificar a autenticidade dos documentos CNH, CRLV-e, ATPV-e e das novas placas veiculares que já possuem um QR Code.

Publicidade

Passo a passo para o cidadão gerar a credencial
Passo 1. 
Ao acessar o Portal de Serviços da Senatran, o usuário encontrará o link direto para o serviço. Caso ainda não esteja logado no Gov.Br, será direcionado para esta autenticação. Se já estiver conectado à plataforma, o link do serviço estará disponível no menu à esquerda.

Passo 2. Se o cadastro não possuir nenhum impedimento, será apresentada a tela com o botão “Baixar Credencial”, para fazer o download do documento. Deve-se clicar no link “termos e condições” para ler as regras de utilização, marcar a caixinha confirmando o “Li e concordo com os termos e condições”. 

Passo 3. Ao clicar no botão “Baixar Credencial”, será feito o download do documento tipo PDF, já pronto para impressão. Caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perca por algum motivo, ele também poderá cancelá-la por meio do mesmo serviço. 

Fonte: www.serpro.gov.br

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA -  Uma colisão frontal envolvendo dois caminhões deixou quatro pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (29). O acidente ocorreu na RS-020, na localidade conhecida como Curva da Pêra, na saída de São Chico para Taquara....
GRAMADO - O outono em Gramado é a estação conhecida por avermelhar as ruas e bairros da cidade, trazendo o charme da estação. E, nos próximos dias, este cenário servirá de inspiração para artistas plásticos, professores, alunos e amantes...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.