A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove semanalmente, no CRAS Santa Marta – Centro de Referência em Assistência Social, uma ‘Oficina de Empoderamento Feminino e Geração de Renda’. As atividades acontecem sempre nas segundas-feiras para as mulheres e nas terças-feiras para as idosas, proporcionando rodas de conversa com o apoio de uma assistente social e uma psicóloga que debatem assuntos diversos de interesse do grupo.
Conforme a oficineira e artesã Silvana Patzinger, a ‘Kuka’, o grupo é voltado para convivência e fortalecimento de vínculos, em especial para as moradoras do bairro Santa Marta. Também são realizados passeios e práticas de costura, crochê e bordados. “Produzimos uma concha com retalhos que está enfeitando um poste no Centro da cidade e fazendo sucesso nas redes sociais! Ainda temos bolsas e muitos artigos lindos para decoração”, orgulha-se Kuka com o trabalho das suas alunas, ressaltando que o objetivo principal é fazer com que estas mulheres e idosas sintam-se empoderadas. “Elas sabem e podem fazer o que quiserem para alcançar seus objetivos”, frisa Kuka.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
A orientadora social Gabriele Cavalli Bianchi explica que para participar do grupo é necessário passar por uma avaliação técnica com uma assistente social e uma psicóloga. “É feito um acompanhamento junto a família para ver se realmente existe alguma questão de vulnerabilidade social ou que necessite de vinculação com outras pessoas, para então serem encaminhadas às oficinas”, comenta Gabriele.
Mais informações sobre as oficinas e os materiais produzidos diretamente no CRAS Santa Marta, pelo telefone (54) 3282-5112.