A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Assistência Social, está desenvolvendo uma oficina voltada exclusivamente para mulheres que residem no bairro Santa Marta, com o objetivo de proporcionar geração de renda e instituir a cultura do empoderamento. As atividades estão sendo realizadas no Instituto Padre Franco em virtude das obras no CRAS Santa Marta – Centro de Referência em Assistência Social, sempre nas segundas e terças-feiras, das 13h às 16h.
A coordenadora da oficina, a artesã Kuka Petzinger, ressalta que atualmente 19 mulheres participam das atividades e que interessadas podem procurar o instituto pois existem vagas disponíveis. Entre os trabalhos realizados nas oficinas estão crochê, bordagem, colagem e papietagem. “Cada participante trabalha com a habilidade que possui ou gostaria de aprender. Neste momento, em função da proximidade da Páscoa, estamos produzindo produtos relacionados a data”, explica Kuka.
ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
O presidente do Instituto Padre Franco, Maicon Moura, destaca que a oficina iniciou após uma roda de conversa com moradoras do bairro e que as participantes ainda contam com o acompanhamento de psicólogas da Secretaria de Assistência Social. “Sentimos que era uma necessidade das famílias do bairro, pois muitas mulheres ficavam em casa, sem ocupação. É um trabalho de aprendizado e construção, para que posteriormente possa gerar um retorno financeiro para elas”, projeta Maicon. “A união com todas gurias aqui e a dedicação da professora Kuka nos faz acreditar que podemos sim. As tardes são bastante divertidas e sempre aprendemos algo novo”, completa a oficineira Jessi Corrêa da Silva.