REGIÃO | A Corsan iniciou a implantação de hidrômetros inteligentes com tecnologia IoT, que utiliza telemetria para ampliar a precisão e a transparência na medição de água. A inovação traz mais segurança e eficiência para consumidores, além de reduzir perdas e desperdícios.
O dispositivo de telemetria é acoplado ao medidor de água e transmite informações de volume e vazão. A tecnologia permite que o consumo de água no hidrômetro seja monitorado de forma remota e automática e, dessa forma, a Companhia consegue acompanhar o abastecimento e fornecimento de água no local, em tempo real.
Além disso, o sistema garante precisão e transparência na medição, gerando alertas de faltas de água ou baixa pressão, e assegurando rapidez e eficácia no suporte técnico. Essa tecnologia representa mais controle e segurança no fornecimento de água, ao mesmo tempo em que promove o uso consciente e contribui para a preservação dos recursos naturais.
Segundo a engenheira civil responsável pelo Laboratório de Hidrometria da Corsan, Helena Bencke, a iniciativa reforça o compromisso da companhia com práticas ESG, sigla que representa as diretrizes Ambiental, Social e Governança, um padrão que mede a sustentabilidade e a responsabilidade ética da empresa. “Garantindo transparência no consumo, uso mais responsável da água e maior eficiência operacional. A telemetria traz maior confiabilidade e mais transparência”, sinaliza.
A Corsan já começou a instalação do sistema em locais como o Park Shopping Canoas. A iniciativa acontecerá em todos os municípios atendidos pela Corsan para todos os grandes clientes da concessionária. Serão instalados 900 pontos ainda em 2025 e a expectativa é instalar em 50 mil consumidores até 2027. A tecnologia será expandida para diversas regiões do Estado, posicionando a Corsan como referência em modernização e saneamento inteligente.





















