24.4 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraConsulta Pública para transformar Parque dos Pinheiros em Unidade de Conservação

Consulta Pública para transformar Parque dos Pinheiros em Unidade de Conservação

Publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) realizou na quarta-feira, 13, no auditório da Prefeitura, uma consulta pública a fim de discutir que o Parque dos Pinheiros se torne a primeira Unidade de Conservação de Gramado.

A consulta da SMMA é uma exigência prevista em lei e, no ato, além da proposta de criação do parque, foi apresentado um estudo técnico preliminar de avaliação da área de terras da área.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), o promotor de Justiça de Gramado, Max Roberto Guazzelli e a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, fizeram a abertura das discussões e falaram sobre a importância da temática.

“O Parque dos Pinheiros sempre foi uma preocupação nossa. Foi algo que iniciou ainda em 1994 e só foi inaugurado efetivamente agora. As outras inaugurações não representaram a franquia do parque aos visitantes. A nossa foi para valer, porém, por ausência de uma estrutura maior, nós estamos trabalhando com horários agendados”, disse o prefeito.

Ao encerrar sua fala, o chefe do Executivo falou sobre a admiração que tem sobre o parque e os objetivos da Prefeitura em manter o espaço como uma Unidade de Conservação.

“Eu hoje tenho tanta admiração pelo Parque dos Pinheiros, que eu me atrevo a dizer que é o lugar mais bonito de Gramado. Mas lá não tem nada? Que coisa boa. Exatamente por ter pouca coisa que ele é lindo. Quanto menos o homem põe a sua mão na natureza, mais pura ela fica. Esse passo que a gente está dando, vai dar um pouco de sustentabilidade econômica ao parque, e nós, ainda haveremos de festejar isso em um futuro bem próximo”, concluiu.

DIFERENCIAL

A secretária do Meio Ambiente enfatizou que Gramado, a partir dos estudos nessa área, vai implementar um diferencial no Município.

“Esse diferencial é ter sua primeira Unidade de Conservação e que a gente está denominando como Parque Natural dos Pinheiros”, comentou Cristiane.

Segundo ela, desde 2017 o Parque dos Pinheiros tem recebido uma atenção especial do Executivo, da Secretaria do Meio Ambiente, das demais secretarias que nos auxiliaram.

“Ao longo desse tempo a gente vem conversando com o Ministério Público em dar uma atenção e destinação para aquela área para que contemple a integração da comunidade, o pertencimento da comunidade no espaço, mas que também dedique a ela uma garantia de uso e uma conservação sustentável do seu espaço”, enfatizou Cristiane Bandeira.

Foto: Carlos Borges

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Neste sábado, 27, o Centro Esportivo Gramadense recebe o Novo Hamburgo, pela 6 rodada do Gauchão Sub-17 A1. A partida será disputada na Vila Olímpica, a partir das 11 horas.A equipe se remobiliza após sofrer o primeiro...
Iniciativa visa conscientizar e educar crianças sobre as regras de trânsito e segurança nas viasSÃO FRANCISCO DE PAULA - Na última quarta-feira (24), o Departamento de Trânsito de São Francisco de Paula realizou a primeira aula da Escola Pública...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.