O Projeto Oficina do Livro Reciclarte chega ao final com cinco obras sobre a história de Gramado. O projeto foi financiado através do edital Arte Por Toda Parte, FAC, Pró-Cultura, Estado e Municípios.
“Durante todo o ano letivo de 2020, encaramos o desafio de executar o projeto Oficina do Livro Reciclarte com alunos do 4º ano de quatro escolas públicas municipais. O projeto, que a princípio seria presencial, buscou inovar e manter o vínculo com as crianças em plena pandemia, com aulas virtuais através do blog reciclaudia.blogspot.com e por grupos de WhatsApp organizados com a ajuda dos pais dos alunos”, comenta a idealizadora do projeto, Cláudia Kellermann. Participaram deste projeto as escolas Nossa Senhora de Fátima, Padre Anchieta, Pedro Zucolotto e Vicente Casagrande.
Neste período, as crianças aprenderam sobre fabricação de papel reciclado, pesquisa, técnicas de desenho, material inclusivo e modelagem em papel machê. Como resultado foram produzidos 5 livros artesanais em multiformato sobre a história de Gramado, com textos em letra aumentada, descrição das imagens, texto em braile e desenhos táteis. Todo o material artesanal foi escaneado e transformado em livros virtuais em PDF que serão disponibilizados para download gratuito.
Foto: Divulgação