19.7 C
Canela
segunda-feira, 08 dezembro, 2025
spot_img
InícioEventoComeça a 24ª Feira do Livro Josué Guimarães com programação até dia...

Começa a 24ª Feira do Livro Josué Guimarães com programação até dia 14


CANELA | A 24ª Feira do Livro Josué Guimarães, em Canela, foi aberta oficialmente na tarde de sexta-feira, dia 5, integrando a 38ª edição do Sonho de Natal. Manifestação do prefeito Gilberto Cezar; do secretário de Turismo e Cultura, Athos Cunha; e do patrono do evento, Clayton Opptiz; deram início oficial às atividades da programação – que segue até 14 de dezembro, com momentos de contação de histórias, palestras, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com autores. Alunas da Escola Cônego João Marchesi também realizaram intervenção artística na abertura da feira, com dança e poesia.

Em sua manifestação na cerimônia, o prefeito Gilberto Cezar destacou o quanto a leitura é capaz de mudar a vida das pessoas, enriquecendo o vocabulário e melhorando as relações interpessoais. Ele também traçou um paradoxo entre a inteligência artificial e os livros e lembrou que a leitura é uma importante ferramenta de formação pessoal, sendo acessível para todos. “É através da Feira do Livro, em um ambiente público como a Praça João Corrêa, que a comunidade pode ter acesso aos livros, à contações de histórias, à cultura, e isso abre a mente. As pessoas, hoje em dia, estão muito no ambiente digital – e isso se tornou um vício. Muitas vezes não é preciso nem pensar muito para que a inteligência artificial, por exemplo, crie algo, mas isso vai se esgotar em algum momento, e o livro não, vai permanecer assim como existe há centenas de anos”, garantiu.

O patrono da Feira do Livro de 2025, Clayton Opptiz, falou sobre a relação dos livros com as novas tecnologias, garantindo que ambas as coisas podem estar juntas. Dando continuidade ao tema levantado pelo prefeito, ele afirmou também que as pessoas com hábito de leitura desde cedo terão muito mais facilidade para falar com a inteligência artificial. “Os livros nunca deixaram de ser importantes e não são excludentes das tecnologias. Os livros, os celulares e os tablets se completam”, afirmou o escritor canelense.

Foto: André fernandes/Prefeitura de Canela

PATROCINADORES
O 38º Sonho de Natal de Canela é  apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Canela. Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Patrocínio: Havan e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – O futuro nos une. Colaboração: Farmácias São João, Sulgás, Space Adventure e Sicredi Pioneira. Parceria: Alpen Park, Cooperativa de Crédito Cresol, Cervejaria Farol, Cervejaria Viking Bier, Corsan, Tintas Coral – Outlet das Tintas, Parque Bondinhos Canela, Parque Terra Mágica Florybal, Pompéia Pryme, Roda Canela e Skyglass. Apoio Especial: Parque do Caracol. Apoio Institucional: Associação Comercial Industrial de Canela – ACIC. Agente Cultural: AM Produções. Financiamento: Pró-Cultura | Secretaria da Cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Prefeitura de Canela, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, do lado do povo brasileiro.

Programação completa no site sonhodenatal.com.br
Instagram: @sonhodenataloficial
Facebook: www.facebook.com/sonhodenataldecanela

Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela

spot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | O futebol de base da Serra Gaúcha terá um momento especial no próximo dia 13 de dezembro, quando o Centro de Formação...
CANELA | Na madrugada deste sábado (06), um incêndio consumiu completamente uma residência no Bairro Eugênio Ferreira, em Canela. Apesar da rápida atuação dos...

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img