16.3 C
Canela
quarta-feira, julho 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasCom incubação artificial, Gramadozoo reproduz emas e araras

Com incubação artificial, Gramadozoo reproduz emas e araras

Publicidade

GRAMADO – Com auxílio de incubação artificial, o Gramadozoo conseguiu reproduzir pela primeira vez emas e araras. Os ovos férteis são retirados dos recintos e colocados na incubadora instalada no hospital veterinário. Os três filhotes de ema foram os primeiros a nascer, entre 17 e 27 de outubro. Depois, mais dois nascimentos de araras-canindé foram registrados, nos dias 30 e 31 de outubro. Na última semana, nos dias 6 e 8 de dezembro, nasceram mais dois filhotes de arara.

O veterinário Jorge Lima, responsável técnico do Gramadozoo, explica que o parque já obteve sucesso na reprodução das duas espécies de forma natural. No entanto, observa que os nascimentos são mais difíceis de serem registrados uma vez que são expostos a mais desafios do que quando recebem cuidados artificiais. “Na incubadora, conseguimos controlar a temperatura e a umidade. Enquanto a temperatura média na chocadeira fica na casa dos 37,5° C, a umidade deve variar entre 45% e 50%”, revela.

Publicidade

Além de uma incubadora, o médico veterinário conta com uma Unidade de Tratamento Animal (UTA), que recebe os recém-nascidos. O especialista destaca que os filhotes exigem atendimento especial após o nascimento. “Os filhotes de araras exigem mais cuidados por serem altriciais. Precisam de alimentação, aquecimento e cuidados parentais. Nascem de olhos fechados e vivem no ninho até atingir a maturidade. Já as emas, são diferentes. São precociais, ou seja, são filhotes independentes, que nascem com olhos abertos e começam a caminhar cedo”, compara.

Publicidade

Segundo Lima, as ararinhas são alimentadas a cada duas horas ao nascerem. “Os recém-nascidos recebem alimento conforme esvazia o papo. Já os filhotes que nasceram primeiro, estão com aproximadamente 45 dias e, agora, recebem alimentação três vezes ao dia. São 180 gramas de papinha especial por vez”, conta.

CURIOSIDADES

– Os ovos de ema pesam aproximadamente 550 gramas e os filhotes nascem com 480 gramas. O diâmetro médio é 130 mm de altura x 90 mm de largura. O período de incubação varia de 40 a 42 dias.

– Os ovos de arara pesam em média 35 gramas. Já os filhotes, nascem com aproximadamente 25 gramas. O tamanho médio do ovo é de 40 mm de altura x 30 mm de largura. O período de incubação varia entre 24 e 26 dias.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na noite da última segunda feira, 22 de julho, o Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela - CIDICA realizou a cerimônia de formatura da primeira turma dos cursos do Programa RS Qualificação, programa o qual...
CANELA - A Festa Colonial, evento tradicional de Canela, teve mais um final de semana de intensa movimentação. Com uma variedade de atrações, a festa atraiu um grande número de moradores e visitantes, interessados em aproveitar as delícias típicas,...
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.