17.9 C
Canela
segunda-feira, 07 julho, 2025
spot_img
InícioEducaçãoCom cardápio nutritivo e colorido, escolas municipais de Canela servem 12 mil...

Com cardápio nutritivo e colorido, escolas municipais de Canela servem 12 mil refeições por dia

spot_img
spot_img

CANELA | O maior restaurante de Canela é público e serve, diariamente, 12.403 refeições. É no refeitório das escolas municipais que a fome dá lugar a um prato nutritivo e colorido, com alimentos novinhos vindos da agricultura familiar, preparados pelas cozinheiras e planejados com cuidado técnico e carinho pela equipe do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Por ano, quase 3 milhões de refeições são servidas aos 4.390 estudantes atendidos da educação infantil ao ensino fundamental, na educação de jovens e adultos (EJA) e na educação especial da rede municipal. Para isso, são investidos aproximadamente R$ 2,9 milhões em recursos próprios da Prefeitura de Canela e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, afirma que garantir alimentação de qualidade nas escolas é muito mais do que oferecer uma refeição: é investir no futuro das nossas crianças e no desenvolvimento da nossa cidade. “Estamos cuidando da saúde dos nossos estudantes, valorizando os produtores locais e mostrando, na prática, que a educação vai além da sala de aula. Cada prato servido representa nosso compromisso com a dignidade e o bem-estar de cada família canelense”, atesta.

De acordo com as nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, Pathise Oliveira e Denise Gabrieli de Oliveira, as 12.403 refeições servidas todos os dias são planejadas previamente, considerando as necessidades nutricionais dos estudantes e o tempo que permanecem na escola, assim como a preferência alimentar dos moradores da região de Canela. O cardápio garante, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados em período parcial, e 70% dos em período integral. “Do 1º ao 7º ano, nas escolas de turno integral, são servidas três refeições por aluno ao dia, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde”, destacam.

Nos cardápios enviados às escolas também constam informações como o tipo de refeição, explicações sobre a preparação, os ingredientes que a compõe e sua consistência, assim como dados nutricionais como energia, macronutrientes, micronutrientes (vitaminas A e C, magnésio, ferro, zinco e cálcio) e fibras. No caso de estudantes com necessidades específicas, como celíacos, diabéticos, alérgicos ou intolerantes – conforme atestado médico apresentado na escola -, são preparados cardápios exclusivos e integrados à rotina da instituição.

Refeição que muda a realidade
Na Escola Dante Bertolucci, no bairro São Luís, a alimentação servida já está integrada à rotina dos estudantes, tanto que o lanche do meio da manhã foi adiantado. A vice-diretora Andressa  Kohlrausch relata que apesar de não ser um contingente grande, havia alunos que faziam a primeira refeição do dia na escola, então a alimentação que era servida às 9h30 passou para as 7h30, para atender esses estudantes.

A escola recebe 396 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Até o 7º ano, ficam em turno integral no educandário e recebem três refeições completas, com quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e gorduras, e necessidades energéticas. Turmas de 8º e 9º ano ficam apenas um turno, por isso fazem apenas uma refeição no local, mas também com cardápio de acordo.
De acordo com a nutricionista Pathise Oliveira, nos cardápios pensados para a Escola Dante, por exemplo, estão bolos feitos pela equipe da cozinha do educandário, iogurte, leite com cereais e biscoitos, assim como é servido arroz, feijão e saladas diariamente, acompanhados de uma proteína (carne de frango ou rês, ou ovos) e com guarnições como polenta, massa, entre outras.

E na cozinha, a equipe também entende a responsabilidade de alimentar crianças e jovens, que precisam de energia para aprender. A auxiliar de serviços gerais que atua há 21 anos com alimentação escolar, Maria Catarina Catuci, diz que é gratificante ver seu trabalho fazer a diferença na vida dos estudantes. Ela é uma das quatro cozinheiras que preparam as refeições na Escola Dante Bertolucci e que participa das capacitações sobre manuseio, preparo e cuidados com os alimentos, oferecidas anualmente pela Prefeitura de Canela às equipes.

Comida de verdade que vem do campo
Uma boa parcela das refeições servidas são provenientes da agricultura familiar, em função da Lei Federal nº 11947/2009 (Programa Agricultura Familiar), pela qual o Município recebe 30% dos valores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aplicar na aquisição de produtos dos minifúndios da cidade e da região. Com isso, é possível dar mais qualidade à alimentação servida.

Na escola do bairro São Luís, a alimentação variada dos estudantes é resultado da adesão da Prefeitura de Canela ao Programa de Agricultura Familiar. No educandário, frutas, verduras e legumes estão no cardápio dos estudantes diariamente.
De acordo com a vice-diretora Andressa Kohlrausch, os alunos gostam bastante do que é oferecido de alimento, além da variedade ofertada. “Tem aluno que nunca comeu manga em casa, mas provou na escola e gostou. Às vezes estão acostumados só com a banana e a maçã, mas aqui tem a oportunidade de provar outras frutas”, destaca.

Em 2024, o Município recebeu aproximadamente R$ 435 mil do governo federal para aquisição de alimentos da agricultura familiar. “A alimentação escolar é uma política pública essencial que combate a fome, melhora a aprendizagem e contribui para a formação de hábitos saudáveis desde cedo, além de fortalecer nossa agricultura familiar e movimentar a economia local. Seguiremos trabalhando para que nossas crianças tenham sempre comida de qualidade e oportunidades para crescerem com saúde e dignidade”, garante o prefeito Gilberto.

Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
Adesão ao Programa de Recuperação Fiscal com o Município encerra em 31 de julho.CANELA | Faltam pouco mais de 20 dias para o encerramento do Programa de Recuperação Fiscal, o Refis 2025, e a Prefeitura de Canela reforça a...
GRAMADO | Na tarde desta segunda-feira (07/07) foi registrada a morte de um homem após ele ser atingido por uma laje durante um acidente em uma obra localizada nas proximidades do Ginásio Perinão, no centro de Gramado. O caso...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade