A quinta-feira (21) conta com o Programa Internacional + Mulheres do Audiovisual Brasileiro e exibição de novo longa de Bárbara Paz.
GRAMADO | Depois da exibição de “Sonhar com Leões” na noite anterior do 53º Festival de Cinema de Gramado, a quinta-feira, 21 de agosto, conta com a estreia nacional de “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, na Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros. O dia também terá uma programação especial dedicada às mulheres no audiovisual dentro do Conexões Gramado Film Market, com o Programa Internacional + Mulheres do Audiovisual Brasileiro. As atividades incluem ainda sessões da Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros, da Mostra Cinema Francês, da Mostra Infantil Petrobras, e da Mostra SEDAC/Iecine de Longas Gaúchos, com exibição de novo longa-metragem de Bárbara Paz.
QUINTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO
A programação começa às 9h com a sessão reprise de “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Das 9h30 às 10h30, a Sociedade Recreio Gramadense recebe o debate sobre o longa-metragem, e às 11h, sobre o documentário “Para Vigo Me Voy”, de Lírio Ferreira e Karen Harley.
A Mostra Infantil Petrobras ocupa a EMEF Nossa Senhora de Fátima (R. Adelino Moschen, 189 – Vila do Sol) em dois períodos. Às 9h, serão exibidos “Música das Esferas”, de Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara, e “Arca de Noé”, de Sérgio Machado e Alois Di Leo. Às 14h, o programa traz “PiOinc”, de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo. Ambas as sessões contam com a Oficina Interativa da Nave Solar.
O Conexões Gramado Film Market movimenta o Museu do Festival a partir das 10h com “Mentorias para Acesso ao Mercado Internacional”, com Débora Ivanov e Rubian Melo, em parceria com o Instituto + Mulheres, ONU Mulheres e Apex Brasil – Mulheres e Negócios Internacionais. À tarde, o Programa Internacional + Mulheres do Audiovisual Brasileiro apresenta os painéis “Oportunidades e modelos de negócios no mercado internacional” (14h), com Débora Ivanov; “Coprodução Internacional – regras, aprovação na Ancine e principais cuidados” (15h), com Vera Zaverucha; e “Preparo de seu projeto para participação em eventos de mercado internacional” (16h), com Rubian Melo.
Às 14h, o Palácio dos Festivais apresenta “Rua do Pescador, nº 6”, de Bárbara Paz, pela Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas Gaúchos, seguido de debate às 16h na Sociedade Recreio Gramadense. A atriz passa pelo tapete vermelho logo após o debate do longa. Também às 14h, o Teatro Elisabeth Rosenfeld exibe “Les Pires (Os Piores)”, de Lise Akoka e Romane Gueret, e “Le Mohican (O Último Moicano)”, de Frédéric Farrucci, pela Mostra Cinema Francês
A partir das 16h40, o tapete vermelho se abre para a estreia de “Cinco Tipos de Medo”, que será exibido às 18h. Filmado no Mato Grosso, o longa acompanha o entrelaçar de cinco vidas: Murilo, jovem músico em luto, se envolve com Marlene, enfermeira em um relacionamento abusivo; suas histórias se cruzam com as de Luciana, policial movida por vingança, e de Ivan, advogado com intenções desconhecidas. No elenco, estão Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, João Vitor Silva, Bella Campos e Xamã. A produção é da Plano B Filmes e a distribuição, da Downtown Filmes. Antes da exibição, passam hoje pelo tapete: Bruno Bini, diretor; Bárbara Colen, atriz; Rui Ricardo Dias, ator; Xamã, ator; Bella Campos, atriz; Luciana Druzina, produtora; Amanda Ruano, produtora executiva; Janna Paula Nunes, coordenadora de produção; Dani Borges, produtora; Kiko Ferraz, desenho de som e direção musical; Leo Henkin, trilha sonora original; Marceli Moreira, Jacqueline Damaceno, Angelica Lino e Heloiza Daou, da distribuidora Downtown Filmes, e equipe.
Encerrando o dia, às 20h, a Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros exibe “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira – que revisita o projeto de alfabetização liderado por Paulo Freire no Nordeste dos anos 1960 – e “Os Avós”, de Ana Lígia Pimentel, que mergulha na realidade de avôs e avós jovens no Amazonas. Representando os documentários, passam hoje pelo tapete: Catherine Murphy, diretora; Carina Aparecida, produtora; Erika Hoffgen, produtora de impacto; Renato Maia dos Santos, roteirista e montador; e Micaela Ovelar, produtora de “Lendo o Mundo”. Pelo filme “Os Avós” marcam presença: Ana Ligia Pimentel, diretora; Loren Luniere, produção executiva; Mika Raícham, produtora; Francis Madson e Breno Pimentel, roteiristas; Elizete Tikuna, atriz; Ana Rezende, diretora de fotografia; Maria Ribeiro, narradora; Patrick De Jongh e Cibele Amaral, coprodutores; Livia Goulart, montadora.
Serviço – Quinta-feira, 21 de agosto
Sessão reprise – Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros – sessão 5
Filme: “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco (16 anos)
Horário: 9h
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld
Cinema nos Bairros – Mostra Infantil Petrobras
Sessão 5: “Música das Esferas” e “Arca de Noé” + Oficina Interativa da Nave Solar
Horário: 9h
Local: EMEF Nossa Senhora de Fátima (R. Adelino Moschen, 189 – Vila do Sol)
Sessão 6: “PiOinc” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” + Oficina Interativa da Nave Solar
Horário: 14h
Local: EMEF Nossa Senhora de Fátima (R. Adelino Moschen, 189 – Vila do Sol)
Conexões Gramado Film Market – Museu do Festival de Cinema de Gramado
10h – “Mentorias para Acesso ao Mercado Internacional”, com Débora Ivanov e Rubian Melo – parceria com Instituto + Mulheres, ONU Mulheres e Apex Brasil – Mulheres e Negócios Internacionais
14h – “Oportunidades e modelos de negócios no mercado internacional”, com Débora Ivanov
15h – “Coprodução Internacional – regras, aprovação na Ancine e principais cuidados”, com Vera Zaverucha
16h – “Preparo de seu projeto para participação em eventos de mercado internacional”, com Rubian Melo
Debate – Longa-metragem brasileiro
Filme: “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco
Horário: 9h30
Local: Sociedade Recreio Gramadense – Sala de Debates
Debate – Documentário brasileiro
Filme: “Para Vigo Me Voy”, de Lírio Ferreira e Karen Harley
Horário: 11h
Local: Sociedade Recreio Gramadense – Sala de Debates
Mostra competitiva SEDAC/Iecine de longas-metragens Gaúchos – sessão 4
Filme: “Rua do Pescador, nº 6”, de Bárbara Paz (10 anos)
Horário: 14h
Local: Palácio dos Festivais
Mostra Cinema Francês
Filmes: “Les Pires (Os Piores)”, de Lise Akoka e Romane Gueret (12 anos) e “Le Mohican (O Último Moicano)”, de Frédéric Farrucci (14 anos)
Horário: 14h
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld
Debate – Longa-metragem gaúcho
Filme: “Rua do Pescador, nº 6”, de Bárbara Paz
Horário: 16h
Local: Sociedade Recreio Gramadense – Sala de Debates
Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros – sessão 6
Filme: “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini (12 anos)
Horário: 18h
Local: Palácio dos Festivais
Mostra competitiva de documentários brasileiros – sessões 2 e 3
Filmes: “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira (Livre), e “Os Avós”, de Ana Lígia Pimentel (12 anos)
Horário: 20h
Local: Palácio dos Festivais