O Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela deu o start para um ano que promete ser de muitas novidades e programação intensa nas áreas do empreendedorismo, da tecnologia e da inovação. A solenidade para a apresentação do plano de ações do Cidica para 2023 ocorreu na manhã de terça-feira (7), no espaço Arena Sicredi, contando com a presença do prefeito Constantino Orsolin, do secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, além de representantes de entidades que integram o ‘Sistema S’, empresários, imprensa e profissionais de tecnologia e inovação. A apresentação das ações ficou por conta dos servidores Leonardo Duarte e Gabriele Grespan, que fizeram um resumo sobre tudo que está sendo idealizado pelo Cidica.
Entre os destaques estão parcerias com entidades como Sebrae, Senai, Senac, Sesi e ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, além de universidades como a Unisinos e a UCS – Universidade de Caxias do Sul e empresas como Orgânica Digital e Cresol. “A programação já iniciou em janeiro e temos atividades previstas todos os meses, até dezembro. Será um ano com muitos encontros e missões para imersão no setor de tecnologia e inovação”, projeta Gabriele Grespan. A qualificação da mão de obra local e o envolvimento de empresas e da sociedade canelense como um todo é um dos desafios para 2023. “Estamos de portas abertas para todos e vamos iniciar uma série de visitas nas empresas ainda neste primeiro semestre. Queremos que a comunidade se aproprie deste espaço aqui no Cidica, e em contrapartida, vamos oferecer cursos, workshops e palestras de capacitação para os trabalhadores e jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”, detalha Leonardo Duarte.
GRANDES EVENTOS PREVISTOS
Ao longo do ano estão previstos grandes eventos a serem realizados no Cidica como o Empretec Sebrae – um renomado programa para formação de empreendedores; a feira Emprega Canela em parceria com a ACIC; a Startup Weekend para incentivar o empreendedorismo; uma Maratona de Inovação para o Turismo Sustentável; o Cidica Connections; entre outros. “Estamos consolidando essa nova matriz econômica para Canela e os resultados já estão chegando, com o Cidica concorrendo a prêmios nacionais e internacionais. Isso é resultado de um trabalho em equipe, da união de forças entre o setor público e a iniciativa privada. Juntos somos muito mais fortes para promover o desenvolvimento de Canela”, destaca o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, que é o idealizador do Cidica.
Todas as informações sobre o Cidica, contatos e a programação dos próximos eventos estão disponíveis no Instagram @cidicacanela e no link da bio. “O Cidica e o turno integral na educação são as principais bandeiras do nosso governo. Somente através da educação e do conhecimento é que conseguiremos transformar a nossa sociedade”, avalia o prefeito Constantino Orsolin.