O sonho de se tornar um atleta profissional e fazer sucesso no mundo do futebol ainda é um grande desejo de muitos jovens. Em Canela, jovens atletas estão tendo a oportunidade de iniciar neste árduo e difícil caminho, através de um trabalho voluntário e gratuito. Está em pleno funcionamento o Centro de Formação de Atletas Rico, coordenado pelo professor Augusto Rico. A escolinha de Futebol atende jovens atletas na faixa etária de 12 a 17 anos. Como o próprio nome já diz, o objetivo é a formação de novos atletas.
Os treinamentos ocorrem nas terças e quintas-feiras, no campo da Celulose. As categorias Sub-12 e Sub-14, treinam das 14hs às 17h30min e a Sub- 17, das 15h30min às 17hs. Atualmente são cerca de 70 alunos atendidos gratuitamente pelo projeto. As aulas ficam a cargo do professor de educação física Augusto Rico.Quem quiser se inscrever na escolinha, basta comparecer nos dias de treinos e pegar uma ficha que deverá ter o consentimento dos pais. Conforme o professor Augusto, “o único requisito para poder treinar é estar frequentando regularmente a escola, não temos cobrança obrigatória de mensalidade e cada pai que quer, ajuda como pode”.
O projeto, que surgiu em 2018, além de formar atletas, também visa a disputa de competições. Como no momento não há nenhum campeonato municipal de futebol voltado para categorias de base, o foco tem sido as competições regionais. Com a categoria Sub 17, no ano passado a escolinha disputou a Sulicampe e neste ano já está treinando novamente para este campeonato.
Ajuda será bem vinda
Como não há cobrança de mensalidade, o CFA Rico conta com a ajuda de terceiros para poder manter as atividades. Conforme Augusto, a Prefeitura, através do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), tem auxiliado cedendo as instalações da Celulose para a realização dos treinos. Além disso, no ano passado a Administração Municipal também arcou com os custos de deslocamento com as viagens para a disputa da Sulicampe. No entanto, também há despesas com material esportivo de treinos e uniformes.
Para este ano, o professor Augusto pretende conseguir um ginásio para poder realizar os treinos em dias de chuva e assim manter o planejamento de atividades. Para custear as despesas, a CFA Rico conta com a colaboração de alguns pais, de uns poucos patrocinadores e realiza Ação Entre Amigos para arrecadar os valores necessários para o custeio das despesas. Quem quiser saber mais sobre o projeto e formas de colaborar, pode procurar nas redes sociais por CFA Rico ou falar direto com o responsável pelo projeto através do WhatsApp (53) 98129.7481.