Curtir o Dia dos Namorados no friozinho de Gramado, na Serra Gaúcha, foi o programa escolhido por muitos casais apaixonados neste domingo, 12. No Gramadozoo, a equipe técnica não deixou a celebração passar em branco e preparou atividades temáticas de enriquecimento ambiental para os animais que vivem no parque.
Com embalagens repletas de corações, os casais de onças e de pumas mostraram que são unidos até mesmo no momento da ginástica. Para aquecer os felinos, a equipe técnica pendurou caixas de papelão repletas de petiscos de carne nos recintos. Conforme a bióloga Tathiana Gosaric de Barros, responsável técnica do Gramadozoo, os animais precisam pular para alcançar os enriquecimentos. “O objetivo é fazer com que eles não fiquem parados. Quanto mais interagem com as embalagens, melhor é o resultado. Depois que conseguem pegar as caixas, podem saborear os pedaços de carne que colocamos dentro. Além de aquecer, a atividade evita o estresse dos animais”, explica Tathiana.
No recinto das onças-pintadas, a fêmea mostrou quem domina o território e interagiu mais com a atividade. Já nos pumas, o macho mostrou mais disposição para saltar e agarrar as caixas com petiscos.
Quem também ganhou presente no Dia dos Namorados foi a família de bugios-pretos. Os dois machos e as quatro fêmeas saborearam uma polenta com salada verde e bergamota. “No inverno, a dieta é mais calórica para que os animais fiquem protegidos das baixas temperaturas. Além da polenta e da bergamota, os bugios adoram folhas”, diz Tathiana.