15.2 C
Canela
terça-feira, 07 outubro, 2025
spot_img
InícioNotíciasCanella Cineclube apresenta mostra Consciencine 2025

Canella Cineclube apresenta mostra Consciencine 2025

spot_img
spot_img

Nesta primeira edição, sessões de filmes inéditos e premiados, com a temática ambiental, terá como foco o cinema INDÍGENA.

CANELA | O projeto Canela Cineclube Apresenta: Conciencine, que está sendo realizado, em Canela, com recursos da Lei Complementar 195/2022, da Lei Paulo Gustavo, edital 14/2023, terá sua conclusão, no mês de outubro, com a MOSTRA CONSCIENCINE 2025.

A MOSTRA conta com uma curadoria especial de dois cineastas indígenas, Morzaniel Ɨramari Yanomami (Acre) e Patrícia Ferreira Pará Yxapy Mbya Guarani (Missões/RS). Os filmes serão voltados à temática social, ambiental e indígena e a mostra circulará durante cinco dias, em três aldeias, de duas diferentes etnias, (em Canela) e no Centro de Cultura de Canela. Todas as atividades terão como base encontros sistemáticos, com uma proposta de integrar diferentes públicos, em um espaço de discussão, crítica e experimentação cinematográfica

As sessões abertas e gratuitas, no centro da cidade de Canela acontecerão nos dias 17 e 18 de outubro (sexta e sábado), no Espaço Nydia Guimarães, às 18h. Serão 5 curtas e 1 longa por noite, com cerca de 3h de projeção (intervalo com café), tendo um debate, ao final, previsto para as 21h.

O destaque da programação no dia 17/10 (sexta) será Fuá, o Sonho, filme produzido pelas mulheres kaingang de Canela,e  ganhador de Melhor Direção na Mostra de Curtas Metragens, no Festival de Cinema de Gramado, este ano, e A QUEDA DO CÉU, filme yanomami premiado em NY. No Sábado dia 18/10, o destaque será para o curta Itsuni Uguno: A febre da mata e o longa Yõg Âtak: Meu pai, Kaiowá.

Já entre os dias 19 e 21 acontecem as sessões fechadas, exclusivas para o público indígena, nas aldeias Kaingang e Mbya Guarani. Os filmes serão exibidos nos idiomas dos povos locais, tendo como mediadores dos debates, os caciques.

A seleção dos filmes foi toda feita por dois curadores indígenas: Morzaniel Ɨramari, cineasta yanomami, ganhador de 3 kikitos em Gramado; e Patrícia Ferreira (Pará Yxapy), professora e realizadora audiovisual, fundadora do coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. A coordenação de conteúdo é de Izaias Reginatto da Costa.

spot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | A terceira rodada do Citadino de Futsal da 1ª Divisão, a Série Ouro de Canela, começou na noite de segunda-feira (7) com dois jogos equilibrados. Os destaques da rodada foram as vitórias do Bola 8/R7 e do...
Mudança ocorre em virtude do início da instalação das estruturas para o Natal Luz!GRAMADO | A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Transporte e Fiscalização, informa que a partir desta quarta-feira (8), a Rua...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img