MALÁSIA – O canelense Paulo Josué vem trilhando um caminho de sucesso em solo asiático. As atuações do meio campista o levaram a vestir a camisa da Seleção da Malásia que está na disputa da Copa da Ásia, que é a mais importante competição de seleções asiáticas (é quase equivalente a uma Copa do Mundo), que ocorre a cada quatro anos. Além disso, a seleção almeja ainda a inédita participação na Copa do Mundo de 2026 e para tanto, também está na disputa das eliminatórias.
Paulo Josué concedeu uma entrevista ao jornalista Alexandre Cruz e falou sobre o momento que vive e as expectativas para este ano. O atleta está no Catar treinando com a seleção da Malásia e durante um breve momento de intervalo contou sobre a rotina e os desafios. Segundo ele, tem sido uma rotina bem desgastante, mas está muito feliz e empenhado em fazer o melhor pela seleção. “Estou muito feliz aqui e orgulhoso com a oportunidade que me deram e vestir a camisa da seleção e representar um país é algo fantástico. É claro que sempre tive o sonho de vestir a camisa da Seleção Brasileira, mas eu sempre estive muito longe disso”, destacou.
A Copa da Ásia acontece de 12 de janeiro a 10 de fevereiro e conta com a participação de 24 seleções divididas em seis Grupos. A Malásia integra a chave E que conta também com Bahrein, Jordânia e Coréia do Sul. E para chegar até a disputa da Copa a Malásia ainda teve que passar por uma etapa classificatória, pois o continente asiático é o que mais tem seleções no mundo. “É um ano especial e fazia mais de 40 anos que a Malásia não disputava a copa e vamos em busca da vaga para as oitavas”, comentou.
Para estar na seleção, Paulo Josué abriu mão de ficar com a família em Canela e falou sobre esse momento. “Nessa hora já era pra mim estar em Canela, com familiares e amigos, mas o sacrifício vale a pena, pois temos uma carreira curta no futebol e é melhor fazer tudo agora do que lá na frente se arrepender de não ter disputado a copa”, destacou. No entanto, Paulo Josué lembrou que ainda em fevereiro deve vir passar alguns dias em Canela. Ouça o áudio completo da entrevista no final do texto.
DESTAQUE NA MALÁSIA
A trajetória até chegar à Malásia e se tornar um dos principais jogadores do Kuala Lumpur City não foi nada fácil. Paulo Josué sempre foi destaque nas equipes que atuou em Canela, tanto no futsal como no campo. A chance de chegar aos profissionais veio em 2011, quando, defendendo o Serrano, enfrentou o Juventude em um amistoso realizado no Estádio Dr. Pedro Sander. Na ocasião, o time canelense perdeu o jogo, mas Paulo Josué foi o destaque do amistoso e foi contratado pela equipe caxiense.
Depois o atleta de Canela ainda teve passagens pelo Esportivo, Gaúcho, Lajeadense e Votuporanguense. Através do seu empresário acabou indo atuar no futebol dos Emirados Árabes. Já em 2017, vestiu pela primeira vez a camisa do Kuala Lumpur City, onde chega para sua sétima temporada como um dos grandes nomes do clube.
Já para vestir a camisa da seleção Malaia, Paulo Josué precisou se naturalizar. A FIFA permite que um jogador possa defender as cores de outro país, desde que ele não tenha vínculo com a seleção principal do seu país de origem. Além disso, como já estava mais de cinco anos atuando na Malásia, o processo de naturalização foi tranquilo. E foi assim que o canelense também é agora um cidadão malaio. Paulo Josué já marcou quatro gols em dez partidas pela Seleção da Malásia.
COPA DO MUNDO
Embora não seja uma seleção de expressão no cenário mundial, a Malásia busca uma vaga para disputar pela primeira vez uma Copa do Mundo. O selecionado malaio integra o Grupo D das eliminatórias e é o atual líder do grupo com seis pontos (100% de aproveitamento). Completam a chave as seleções de Omã, Quirguistão e Taiwan. O próximo compromisso será em março, quando enfrenta a seleção de Omã.