Já 16% dos canelenses estão com a imunização completa: ou seja, receberam as duas doses ou a dose única. A partir de hoje (12), a Prefeitura de Canela, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, altera o formato do vacinômetro que contabiliza os números da imunização contra o coronavírus no município. Anteriormente, os dados eram calculados sobre a população vacinável do município, ou seja, somente pessoas maiores de 18 anos de idade. Mas a partir deste boletim vacinal, de nº 22, a contagem será realizada com base na população total de Canela, que conforme dados do SUS – Sistema Único de Saúde, é de 44.489 mil habitantes. Outra novidade é a inclusão de uma caixa exclusiva para contabilizar as doses únicas. As alterações seguem as novas orientações da Secretaria Estadual de Saúde.
MAIS DE 25 MIL DOSES APLICADAS
Até a última sexta-feira (9), data de fechamento dos dados do boletim vacinal nº 22, Canela havia recebido 27.191 doses e aplicado 25.306 doses. Isso significa que 93,1% das doses recebidas pelo município já estão nos braços dos canelenses. Em relação as primeiras doses foram aplicadas 17.984 doses, atingindo 40,4% da população. Já tratando-se de segundas doses foram aplicadas 5.980 doses, enquanto que 1.342 canelenses receberam a dose única. Com estes dados Canela chega a marca de 16,4% da população totalmente imunizada.
A secretária de Saúde de Canela, Patrícia Valle, está satisfeita com o bom andamento da campanha e lembra a importância da população procurar pela 2ª dose. “Estamos avançando e alcançando bons índices. Mas todo esforço da nossa equipe não será suficiente se a população não fizer a sua parte. Só estaremos seguros quando todos estiverem com o esquema vacinal completo”, avalia Patrícia.