14.3 C
Canela
quarta-feira, junho 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraCampanha do Setembro Amarelo foca na prevenção ao suicídio

Campanha do Setembro Amarelo foca na prevenção ao suicídio

Publicidade

A prevenção ao suicídio é o foco da campanha do Setembro Amarelo, que tem atividades de conscientização realizadas em Nova Petrópolis através do Caps Vida Nova. Em setembro e nos meses seguintes, os profissionais de saúde mental realizam ações preventivas em espaços públicos como a Praça das Flores, escolas e postos de saúde.

De acordo com a coordenadora do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), a psicóloga Carina Corrêa da Silva, em 2022 o Setembro Amarelo de Nova Petrópolis segue focado no público em idade de adolescência. Conforme os registros do sistema de saúde, esta faixa etária tem apresentado alta demanda de atendimentos.

Publicidade

“O suicídio é um mal que atinge e requer atenção de todas as idades. Contudo, temos percebido muitas dificuldades entre os adolescentes. Por isso, assim como em 2021, neste ano estaremos focando a campanha na adolescência”, afirma a coordenadora.

Publicidade

Para atingir o público adolescente, o Caps realiza atividades nas escolas, com turmas de 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. A equipe já esteve na Escola Primeiro de Maio, na Vila Germânia, e ainda tem visitas agendadas na Escola Padre Amstad, em Linha Imperial, e no Colégio Padre Werner, no Centro.

Na quinta-feira, 15 de setembro, profissionais e usuários do Caps realizaram uma ação na Rua Coberta e Praça das Flores, oferecendo o adesivo do Setembro Amarelo para moradores de Nova Petrópolis e turistas.

Em setembro, a equipe de saúde mental também realiza atividades de matriciamento com profissionais dos sete postos de saúde da rede municipal e do Hospital Nova Petrópolis. “É muito importante que toda a rede de saúde do Município esteja orientada e engajada no propósito de evitar suicídios”, acrescenta Carina.

As atividades de promoção da saúde mental iniciadas durante o Setembro Amarelo terão sequência nos meses de outubro e novembro. As ações do Observatório de Atenção à Saúde Mental, interrompidas durante a pandemia, serão retomadas pelo Caps Vida Nova a partir deste período.

Fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP
Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A Prefeitura de Canela sempre buscando a transparência e a participação cidadã disponibilizou, em seu site oficial, um link direto para que todos possam acessar os documentos elaborados até o momento no processo de criação do novo...
CANELA - A Temporada de Inverno de Canela 2024 promete aquecer os corações e os sentidos de moradores e turistas entre os dias 29 de junho e 11 de agosto. Com uma programação diversificada, o evento se destaca como...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.