10.2 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraBusto do maestro Eleazar de Carvalho é restaurado após ato de vandalismo

Busto do maestro Eleazar de Carvalho é restaurado após ato de vandalismo

Publicidade

“Iluminem a cidade que a música é comigo”. A frase do maestro Eleazar de Carvalho, eternizada em seu busto situado próximo à Igreja Matriz São Pedro, voltou a ganhar destaque após a recuperação da estátua através da doação da batuta, por Débora Irion, artista plástica e membro da Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA).

A cerimônia de recuperação do busto do maestro foi realizada na terça-feira, 19, com a presença de autoridades, comunidade e integrantes da AGLA. Na ocasião, o secretário da Cultura, Allan John Lino, falou sobre a importância da revitalização da obra.

Publicidade

“O restauro desta obra, além de ser um processo de arte e cultura, é um processo de respeito ao artista. Um processo de reconquista do prestígio artístico. Este ato da recolocação da batuta vem trazer a respeitabilidade de um ato simbólico, que pra muitos podem parecer muito simples, mas é muito importante para toda classe cultural”, afirmou o secretário.

Publicidade

Confeccionado pelo escultor bielorrusso Iouri Petrov, o busto foi inaugurado em dezembro de 2007 em Gramado. Após atos de vandalismo, o busto do maestro esteve sem a batuta por mais de seis anos. Em 2017, a Secretaria da Cultura entrou em contato com a artista Débora Irion solicitando a recuperação do mesmo. Débora, voluntariamente, doou a batuta.

Para a artista plástica, a necessidade de preservar os monumentos deve ser valorizada por todos.

“Fiquei sensibilizada com a busca da Secretaria da Cultura em recolocar a batuta do maestro. Com autorização do autor da obra, pude fazer esse trabalho. Como escultora fiquei movida pelo ato de que nós precisamos preservar e dar valor aos nossos monumentos de artes públicos”, concluiu Débora.

O MAESTRO

Eleazar de Carvalho foi um dos maiores maestros brasileiros. Esteve à frente das maiores orquestras do mundo, como a Orquestra de Boston, a Filarmônica de Viena, a Filarmônica de Israel e as mais importantes orquestras da França, Bélgica e Itália.

No Brasil,foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Recife, Sinfônica da Paraíba, e desde 1972 até a sua morte, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.