CANELA | A reportagem conversou com Bruna Tatsch, a personagem que cuida da majestosa Catedral de Pedra no espetáculo Contos da Catedral – O Segredo do Velho Noel. Na encenação, ela contracena com um senhor misterioso que revela os segredos da construção do maior símbolo do município. Aos 27 anos, Bruna — psicóloga e neuropsicóloga infantojuvenil — falou sobre a alegria de interpretar um papel tão significativo e destacou seu amor por Canela e pela magia do Natal.
Desde a infância, Bruna esteve ligada ao meio artístico. Fez aulas de dança, guitarra, violão e canto, mas nunca seguiu a carreira de atriz profissionalmente, tendo a psicologia como sua principal vocação. “Meu sonho de criança era ser atriz e cantora da Disney”, relembra. Em 2020, durante a pandemia, teve o primeiro contato com Marcelo Monegal, diretor artístico do espetáculo, ao participar de um projeto infantojuvenil no qual atuava como uma das atrizes. No entanto, com o aumento da demanda em sua clínica de psicologia, precisou optar pelo trabalho e se afastar do projeto artístico.
Mesmo com o afastamento, Bruna e Marcelo mantiveram contato, até que surgiu o convite para protagonizar a história do Contos da Catedral. “Quando recebi o convite, fiquei feliz, mas apreensiva. É uma experiência nova, pois não sou atriz de carreira e nunca tinha atuado na frente de milhares de pessoas — na estreia foram cerca de 20 mil. Sou muito exigente comigo mesma e isso me gerou ansiedade”, contou. Ela relatou ainda que, no dia do convite, compartilhou suas inseguranças com uma paciente, que a incentivou a aceitar o desafio. “Percebi que muitas das coisas que ensino aos meus pacientes é enfrentar medos, ansiedade e desafios. Se eu não aceitasse, o que estaria ensinando a eles? Entendi que seria uma oportunidade incrível para mim e também para mostrar que a ‘Bruninha’ também sente medo, mas enfrenta. Então aceitei”, disse, emocionada.
Sobre a estreia, Bruna descreveu a emoção de subir ao palco pela primeira vez. “Estava muito nervosa, mas senti minha criança interior ali comigo, orgulhosa e me encorajando. Foi muito especial e tem sido uma experiência incrível. Sou apaixonada pela infância e adolescência, e fazer parte de um espetáculo natalino torna tudo ainda mais mágico”, afirmou.

Na história, Bruna interpreta uma jovem guardiã da Catedral de Pedra, responsável por cuidar e manter o local sempre belo. O espetáculo inicia com a personagem varrendo e dançando, até ser surpreendida pelo grande público em frente à catedral. Em seguida, ela começa a contar a história de sua grande amiga, a Catedral de Pedra, quando é interrompida por um senhor que passa a relatar detalhes da construção. Ao final, a jovem descobre que o misterioso personagem é o Velho Noel.
A artista também falou sobre os momentos mais marcantes da apresentação. “Nos três primeiros espetáculos, ao encerrar, senti uma emoção tão grande que tomou conta de todo o meu corpo. Eu só conseguia chorar e agradecer pela oportunidade. O que vinha no meu coração era amor, gratidão e felicidade por estar vivendo esse momento”, relatou. Segundo ela, a emoção se repete a cada apresentação, mas foi especialmente intensa nas primeiras.
Paixão por Canela
Embora não tenha nascido em Canela, Bruna adotou a cidade desde cedo. “Costumo brincar que nasci em Porto Alegre, mas sou canelense de coração e alma. Desde a barriga da minha mãe eu venho para Canela e, na pandemia, antes mesmo dos meus pais, decidi morar aqui. É uma cidade incrível, que me abraçou de uma forma que nunca senti em nenhum outro lugar. Sinto um pertencimento muito forte. Morar em Canela foi a melhor decisão da minha vida”, destacou.
Sobre o futuro na carreira artística, Bruna afirma que, se surgirem novas oportunidades, terá prazer em participar. “Está sendo uma experiência incrível e, se tiver novas oportunidades, vou topar, porque estou gostando muito”, salientou.
Bruna é casada com Leonardo D’Agnoluzzo. O casal ainda não tem filhos, mas ela revela que ser mãe é um de seus sonhos, que pretende realizar nos próximos anos. A psicóloga também lembra que inaugurou sua clínica infantojuvenil em 27 de agosto de 2023, no Dia do Psicólogo.





















