Na noite de quarta-feira (28/06), a Brigada Militar de Gramado realizou na Sociedade Recreio Gramadense, a formatura do primeiro semestre do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. As aulas neste semestre foram ministradas pelo Sargento Filipe Rezende, Soldado Talita Raaber e Soldado Jeferson Martins, em 11 escolas, para 13 turmas de 5º ano, no total alcançando 280 alunos.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre estas: o Tenente Coronel Cezar Augusto Chaves – comandante do 1º BPAT, o Capitão Marcelo Montini – comandante da 1ª Companhia de Gramado, Luia Barbacovi – vice prefeito de Gramado, Celso Fioreze – o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Dra. Aline Ecker Rissato – juíza da Comarca de Gramado , Max Guazzelli – Promotor de Justiça de Gramado, vários vereadores, a comunidade e familiares dos alunos.
Durante a cerimônia, houve o juramento do PROERD, onde diante da comunidade os alunos se comprometem a dizer não às drogas e à violência. Todos os alunos receberam certificado de conclusão e medalha. Ainda houve premiação de bicicletas aos alunos que escreveram as melhores redações sobre o conteúdo aplicado, além da entrega de leões de pelúcia (mascote do PROERD) aos destaques dos encontros.
Assim como aconteceu no ano de 2022, onde a Brigada Militar de Gramado alcançou todas as turmas do 5º ano, de todas as escolas de Gramado: rede municipal, estadual e particular, a ideia é que neste ano também se consiga atingir esta meta. Para isso, está previsto outra formatura ao final do segundo semestre.
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
O PROERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:
- autoconhecimento e autogerenciamento;
- tomada de decisão responsável;
- compreensão dos outros (alteridade);
- habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
- habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.