Com um dia de sol sem nuvens e temperaturas amenas, começou nesta sexta-feira (28) o Pan-Americano de Canoagem em Três Coroas. As primeiras medalhas do campeonato vieram com as provas por equipes e o Brasil já garantiu pódio em três categorias.
Em paralelo à competição internacional, os atletas brasileiros participam também da Copa Brasil nas duas modalidades. As disputas dos canoístas brasileiros estão sendo simultâneas com os atletas internacionais, mas os atletas nacionais que competem no Pan-americano também pontuam na Copa Brasil.
As primeiras medalhas do campeonato vieram com as provas por equipes, foram 15 em disputa pelo Pan-Americano em quatro provas. Na Copa Brasil uma disputa masculina e outra feminina.
No Pan o Brasil conquistou três dos quatro pódios por equipes, no C1 Feminino, no K1 Masculino e no K1 Feminino, a Argentina levou a melhor no C1 Masculino.
No K1 Masculino Sênior, o Brasil fez os dois melhores tempos, Pedro Gonçalves foi o mais rápido com 89.29s e Mathieu Desnos com 89.68s. O argentino Lucas Rossi classificou em terceiro. Entre as mulheres, Omira Estacia superou sua irmã na água, ela finalizou com o tempo de 99.58s, já Ana Sátila ficou com 102.31s, Florence Maheu do Canadá terminou a eliminatória do caiaque em terceiro.
No C1 Feminino Sênior, o Brasil também foi melhor, Sátila terminou em primeiro fazendo em 108.10s, já Omita em segundo e a canadense Lois Betteridge em terceiro. Entre os homens, o argentino Sebastian Rossi fez o melhor tempo, seguido do norte-americano Zachary Lokken. A terceira colocação da eliminatória foi com o brasileiro Charles Corrêa.
Neste sábado (29) competição será retomada a partir das 10h no Parque das Laranjeiras, a premiação está marcada para às 14h30. Após o encerramento da competição, o campeonato continua com a programação recreativa com shows das bandas Califa Sur Band e Patos de Barba.
Federação argentina realiza classificatória nacional durante competição
Além de participar do Pan-Americano que classifica para o Pan do Chile em outubro, a Federação Argentina de Canoagem aproveita a estrutura do campeonato para realizar sua seletiva nacional. Durante a tarde desta sexta, os cerca de 20 atletas descem o percurso no Rio Paranhana para definir os melhores canoístas da Argentina que irão representar o país em outras competições internacionais. São seis modalidades: quatro de canoagem slalom e duas de caiaque cross.
O Campeonato Pan-Americano de Canoagem é uma realização da Associação Trescoroense de Canoagem (ASTECA), da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), da Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC), da Associação Desportiva e Cultural de Três Coroas (ADEC) e da Prefeitura Municipal de Três Coroas.
Programação próximos dias:
Sábado (29)
10h – Semifinais – Canoagem Slalom
K1 e C1 Masculino e Feminino – Júnior, Sub-23 e Sênior
12h – Finais – Canoagem Slalom
K1 e C1 Masculino e Feminino – Júnior, Sub-23 e Sênior
14h30 – Cerimônia de Premiação – Canoagem Slalom
16h – Show da Califa Surf Band
18h – Show banda Patos de Barba
Domingo (30)
10h – Time Trials – Caiaque Cross
Masculino e Feminino – Júnior, Sub-23 e Sênior
12h – Quartas de finais, Semifinais e Finais – Caiaque Cross
Masculino e Feminino – Júnior, Sub-23 e Sênior
15h – Cerimônia de Premiação – Caiaque Cross
16h – Show banda Jorge Town
18h – Show da banda de pagode P6N
CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE CANOAGEM EM TRÊS COROAS
Dias 28, 29 e 30 de abril
Parque das Laranjeiras (Estrada Geral de Linha Café s/n – Linha Café Baixa, Três Coroas – RS, 95660-000)
Ingressos:
Moradores de Três Coroas: R$5 + 1kg de alimento não perecíve}
Moradores de outras cidades: R$ 10 + 1kg de alimento não perecível