Com a chegada do frio também aumenta significativamente o uso do fogão a lenha na nossa região. No entanto, a falta de manutenção no encanamento pode gerar muitos problemas e incêndios. Os Bombeiros fazem um alerta para que se verifique as condições de instalação antes de começarem a utilizar os fogões.
Observem na foto que o cano entre o forro e o telhado estava desconectado do cano da parte externa, e com isso as lavaredas que deveriam sair para fora ao ar livre, saíram abaixo do telhado atingindo ripamento e tesoura que entraram em combustão. Neste caso, felizmente o fogo foi percebido a tempo pelos moradores que ligaram para o 193 enquanto de forma segura jogaram água com baldes para diminuir o sinistro até a chegada do Socorro.
Esse tipo de situação é comum em nossa região serrana pois aos primeiros sinais de baixa temperatura, as pessoas fazem fogo nos fogões a lenha e não conferem os canos que ficam acima do forro da casa sendo que os mesmos podem estar com corroídos ou separados nas emendas.
Verifique periodicamente os canos de seu fogão
Antes de ir dormir certifique-se que a lenha no fogão esteja praticamente queimada, principalmente se o assoalho da casa for de madeira, pois a porta do fogão pode abrir e cair lenha queimando e causar um incêndio.
Cuidado com roupas para secar acima de fogões, pois eles podem cair em cima da chapa e queimar e o fogo atingir a parede próxima.
Ao primeiro sinal de incêndio desligue a chave geral da rede elétrica, saia com calma da edificação, ligue para os bombeiros pelo fone 193, identifique se, informe o que esta queimando, de o endereço completo com um ponto de referência e jamais retorne para pegar objetos no interior da edificação em chamas.