11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasBombeiro de São Chico vence Ultramaratona disputada na Argentina

Bombeiro de São Chico vence Ultramaratona disputada na Argentina

Publicidade

SÃO FRANCISCO DE PAULA – O Bombeiro Marciel Soares conquistou um grande resultado no final de fevereiro vencendo a Ultramaratona disputada na Cordilheira dos Andes, na Argentina, denominada de La Mision. Neste ano a prova chegou a sua 18ª edição e é considerada uma das mais duras da América do Sul, devido ao tipo de terreno, condições climáticas e o atleta ter que ser autossuficiente “levar em sua mochila roupas para o frio, saco de dormir, kit primeiros socorros e sua alimentação”. A prova ainda teve 5.100 metros de altimetria.

Soares conta que teve que abrir mão das férias para se dedicar totalmente aos treinos. A largada ocorreu no dia 22 de fevereiro, às 10hs, na Villa La Angustura, na Patagônia Argentina. “Na largada, eu estava ali concentrado e pensando em tudo o que antecedeu até aquele momento, isso era mágico. A largada iniciava em uma estrada de chão em torno de uns três quilômetros e logo estávamos numa trilha em uma floresta com árvores centenárias, gigantes. Logo começamos a subir a primeira montanha “cerro” como lá é chamado, sendo ela uma subida muito íngreme. Chegando ao meio da montanha a vegetação acabou e o local era só cinza de vulcão e pedras”, recorda o atleta.

Publicidade

Soares relata que, “quando cheguei ao topo entendi o porquê de tantos equipamentos para o frio, mesmo sendo verão havia alguns pontos com neve e ainda do nada começou um vento muito forte e chuva congelada. Comecei a descer com cautela devido às pedras soltas. Primeira montanha vencida, a corrida continuou por trilhas, rios, cerros e uma natureza ímpar. Durante o percurso tínhamos que seguir as marcações feitas pela organização e em alguns pontos havia fiscais marcando o número do atleta que  passava, sendo que no km 90 mais ou menos descobri que estava em primeiro na categoria 120km, aí comecei fazer várias contas”, recorda o atleta.

Publicidade

Soares conta ainda que chegando ao km 105 tinha um ponto de controle que dividia a prova, a esquerda seguia para categoria 120km e a direita para as categorias 160km e 200km e nesse momento decidiu ir para os 120km, segundo ele foi uma decisão difícil a ser tomada. “Me alimentei bem para poder fazer os últimos 15km forte. Passei os últimos quilômetros olhando para trás para ver se enxergava alguma lanterna vindo, o que indicaria algum atleta se aproximando. Após 21h e 8 min, cruzei a linha de chegada em primeiro na geral com uma vantagem de 3h 4 min, para o segundo colocado”, destacou.

“A experiência foi única, atravessar a Cordilheira dos Andes foi fantástico. No trajeto pensei na família, nos treinos e toda dedicação para estar lá. É um lugar fantástico”, enfatiza o Bombeiro Municipal que atua há quatro anos e meio em São Francisco de Paula. O Bombeiro atleta também já disputou provas no Uruguai e na Colômbia. 

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.