20.6 C
Canela
sábado, 02 agosto, 2025
spot_img
InícioNotíciasBebidas nos estádios: MP gaúcho revê posicionamento contrário

Bebidas nos estádios: MP gaúcho revê posicionamento contrário

spot_img
spot_img

Deputados protocolaram projeto para regulamentar consumo e comemoram o novo entendimento do órgão.

Em recente manifestação, o Ministério Público gaúcho alterou o posicionamento contrário ao consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. A titular da Promotoria do Torcedor da Capital, Débora Balzan, afirmou que é favorável à liberação durante os jogos. Conforme a promotora, não existem dados comprovando ou demonstrando a ligação concreta e direta do consumo de álcool dentro dos estádios com o aumento de violência.

O novo posicionamento do MP foi comemorado pelo grupo de parlamentares que protocolou, em dezembro do ano passado, um projeto de lei para a retomada da venda de bebidas nos estádios. O deputado Giuseppe Riesgo (NOVO), que liderou o movimento na Assembleia Legislativa, pontuou que a alteração no entendimento do Ministério Público reconhece a possibilidade uma regulamentação responsável sobre o tema.

“Iniciamos este debate em 2019 e desde então consolidamos um projeto que oferece uma solução séria. A manifestação da Promotoria do Torcedor vai ao encontro do que pensamos e defendemos. Acredito que debater uma solução, que devolva o poder de escolha para o consumidor e para os clubes de futebol, é um dever do Parlamento para com toda a sociedade gaúcha”, afirmou Riesgo.

Entre o grupo de parlamentares que assinaram a proposta, além do proponente Giuseppe Riesgo, estão o deputado Fábio Ostermann (NOVO), Sérgio Turra (PP), Marcus Vinícius (PP), Gaúcho da Geral (PSD), e Gerson Burmann (PDT).

Projeto de Lei

Como medida de segurança, o projeto prevê a comercialização e o consumo exclusivamente de bebidas cuja gradação alcoólica não exceda a 14%. Bem como, nas partidas com expectativa de público superior a 20 mil pessoas, a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas somente será permitida se o local do evento contar com uma central de monitoramento por imagens.

Quanto a fiscalização do cumprimento das regras, ficará ao encargo das entidades responsáveis pelo evento, sendo passíveis de penalidades como advertência escrita, multa, e, em casos mais graves, a suspensão do direito de comercializar bebidas alcoólicas.

Cenário em outros estados

Atualmente, 13 estados brasileiros já têm leis que regulamentam o comércio de bebidas em estádios. São eles: Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

Foto: Adelar Martins

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | A madrugada deste sábado (2) foi marcada por um ataque violento no interior de um bar localizado no bairro Campo do Meio, conhecido como “Bar do Fureca”. Conforme os primeiros relatos, por volta das...
CANELA | A Polícia Civil de Canela realiza importante ação de combate à criminalidade que resultou na apreensão de um adolescente suspeito de envolvimento em incêndios a residências recentemente, os quais vinham causando grande preocupação e prejuízo à cidade.A...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade