Novidade no universo pirata: quem visitar em Gramado as famosas pizzarias temáticas Cara de Mau vai se deparar com novos e divertidos personagens.
GRAMADO | Usando tecnologia da robótica, o Grupo Unity investiu em animatronics para dar “vida” a Mussarelo e Calabreso, dois papagaios tagarelas, que prometem movimentar o Porto e o Navio durante as sessões. Assim como os piratas das casas, ambos vão mostrar personalidades fortes e marcantes, aliadas a uma boa dose de humor.
E como tudo no Cara de Mau tem uma pitada de fantasia, a história deles começou quando o Capitão Cara de Mau estava em uma aventura pelos Sete Mares. A bordo do navio, ele preparava sua tradicional receita de pizza para uma faminta tripulação. Ao quebrar um ovo misterioso encontrado em uma ilha, teve uma grande surpresa: ao invés da gema, caíram dois filhotes de papagaio.
No storytelling, Mussarelo e Calabreso cresceram no navio, aprendendo tudo com os piratas. Mas como não paravam de falar, repetiam ordens, entregavam segredos e faziam imitações, o Capitão decidiu colocá-los no trabalho. E assim, eles começaram suas trajetórias nas pizzarias.
Posicionado na copa do Porto Cara de Mau, o papagaio Mussarelo é arrogante com a tripulação e tem a ilusão de ser o queridinho do Capitão. “Ele acha que sabe de tudo, mas no fundo não passa de um fofoqueiro, intrometido e reclamão. Quando vê o Capitão Cara de Mau, fica mansinho, segue todas as regras e faz os trabalhos apresentados a ele”, conta de forma divertida o CEO do Grupo Unity, Roger Wingert.
Já o conquistador Calabreso fica na entrada principal do Navio Cara de Mau.“Ele pensa que pode assumir o comando na ausência do Capitão, mas sempre acaba ignorado pelos piratas. Finge não ser fofoqueiro, mas é o maior dedo duro e conta tudo o que acontece. Adora dar ordens por onde passa, mas, assim como seu irmão, quando o Capitão chega, fica mansinho e obediente”, diz o executivo.
Wingert destaca que o objetivo do Grupo Unity ao investir na tecnologia dos animatronics e adicionar o storytelling dos novos personagens nas pizzarias é entregar ainda mais diversão para quem escolhe viver a experiência Cara de Mau em Gramado. “Estamos constantemente comprometidos em encantar as pessoas não só pelas pizzas, que são reconhecidamente deliciosas, mas também por toda a fantasia que o universo temático da pirataria proporciona aos visitantes. Entreter faz parte do nosso propósito”, afirma o executivo, que finaliza: “Mussarelo e Calabreso vão levar ainda mais personalidade ao universo dos piratas mais famosos dos Sete Mares. E quem embarcar nessa aventura vai poder conferir tudo isso de perto”.
Conheça a história completa de Mussarelo e Calabreso
Dizem que nem todo tesouro é feito de ouro, alguns nascem de uma receita de pizza.
Durante uma de suas longas jornadas pelos Sete Mares, o Capitão Cara de Mau estava preparando sua famosa massa de pizza.
Ali, no convés, com o mar agitado e a tripulação faminta, ele seguia sua receita secreta. Farinha, água, fermento… e um último ingrediente: um ovo misterioso encontrado em uma ilha desconhecida.
Quando o Capitão quebrou o ovo… CRACK! Não caiu gema. Não caiu clara. Caíram dois filhotes de papagaio, pequenos, molhados e já… brigando.
— “Squaaawk! Eu cheguei primeiro!”
— “Mentira! Eu que cheguei!”
O Capitão, surpreso, tentou separar a confusão… mas era impossível.
Eles discutiam por tudo: quem era o mais forte, mais inteligente e, principalmente, quem era o preferido do Capitão.
Com seu bom coração, o Capitão Cara de Mau decidiu criá-los como parte da tripulação. E até lhes deu nomes em homenagem às pizzas. E assim nasceram: Mussarelo & Calabreso!
Dois irmãos. Dois opostos. Um caos.
Eles cresceram no navio, aprendendo tudo com os piratas.
Mas havia um problema impossível de ignorar: eles não paravam de falar. Nunca!
Repetiam ordens, entregavam segredos, imitavam o Capitão…
E, às vezes, até davam ordens no lugar dele.
Foi então que o Cara de Mau tomou uma decisão:
— Se falam tanto… então vão trabalhar!
E mais do que isso, iam vigiar tudo o que acontecesse nas pizzarias.
Mussarelo foi o primeiro a ser designado.
Com seu tapa-olho, bandana no pescoço e a tatuagem de âncora na barriga, rapidamente assumiu sua posição no Porto Cara de Mau. Em seu posto, observa tudo com atenção. Ou pelo menos… é o que gosta de dizer.
Se acha o braço direito do Capitão. O mais inteligente, o mais confiável, o favorito, mas, e na prática? É um fofoqueiro profissional! Comenta tudo que vê. Reclama de tudo. Se mete onde não é chamado e adora dar pitaco no trabalho dos outros piratas.
Só que tem um detalhe curioso: basta o Capitão aparecer, que ele muda completamente. Fica quieto, comportado e cumpre cada ordem sem questionar.
Já Calabreso chegou depois na pizzaria, pois, no dia de assumir seu posto, estava ocupado demais mandando alguns piratas descascar batatas na cozinha. No meio de tanta correria e confusão, o Capitão não percebeu que o perdeu no desembarque e voltou a navegar pelos Sete Mares.
Após uma longa jornada, o papagaio chegou.
Com seu chapéu e traje de Capitão, se posicionou no Navio Cara de Mau como se já estivesse no comando. De frente para a entrada, faz questão de se impor.
Calabreso tem espírito de liderança, pelo menos na cabeça dele. Se acha o substituto oficial do Capitão, adora dar ordens, interrompe todo mundo e tenta controlar tudo ao seu redor. Mas, e a tripulação? Simplesmente o ignoram!
Vive tentando conquistar um grande amor, pois aprendeu logo cedo que piratas também amam, mas, com fama de galanteador, suas investidas quase sempre acabam em confusão ou gargalhada.
Mesmo fingindo não ser, é o maior dedo-duro do Navio. Entrega tudo, conta tudo e sempre dá um jeito de parecer que está “ajudando”, mas, assim como seu irmão, é só o Capitão aparecer que vira outro papagaio: muito obediente, educado e que esquece completamente quem “pensava” que era.
Atualmente no Cara de Mau, os dois continuam exatamente como começaram: brigando, disputando atenção e tentando provar quem é o favorito do Capitão.
Mas, agora, cada um no seu posto: observando, comentando e, principalmente, ouvindo tudo.
Então, cuidado marujo! O que você falar, eles vão escutar!
E o que eles escutarem… vão repetir.
E se repetirem…
Bom, o Capitão pode acabar sabendo…
Mais informações:
Grupo Unity
Especialista em Entretenimento e Gastronomia, o Grupo Unity é composto pelos restaurantes temáticos Cara de Mau, Navio Cara de Mau, Porto Cara de Mau Porto Alegre, além do Gatzz Fondue & Show e da tradicional Pizzaria Scur.

















