GRAMADO | Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, através da Delegacia de Polícia de Gramado prendeu o indivíduo H.J.M., 31 anos de idade, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo.
Durante a ação policial foram cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão em desfavor do investigado, que também possuía dois Mandados de Prisão em aberto: um de Prisão Preventiva, decretado em razão de sua participação em ocorrência de extorsão registrada em 2024, em Gramado; e outro decorrente de Sentença Condenatória pelo crime de Porte de Arma de Fogo de Uso Permitido, expedida pela Comarca de Sapucaia do Sul.
Caso investigado pela Delegacia de Polícia de Gramado
No dia 31 de outubro de 2024, a vítima — um homem de 35 anos, morador de Capão da Canoa, no Litoral Norte, e proprietário de uma hospedagem em Gramado — foi arrebatada por criminosos na Estrada da Tapera, nas proximidades de seu estabelecimento.
Segundo a titular da DP de Gramado, delegada Fernanda Aranha, o empresário permaneceu sob a mira de revólveres por aproximadamente duas horas. Os criminosos o mantiveram no interior de um automóvel e, mediante graves ameaças, o obrigaram a realizar transferências via Pix e a efetuar saques em caixas eletrônicos, resultando em uma extorsão superior a R$ 200 mil.
Três suspeitos foram presos ainda em novembro de 2024, cerca de 20 dias após o início das investigações. O indivíduo preso na data de hoje teve participação ativa na prática criminosa, conforme apurado ao longo do inquérito policial, e estava foragido desde novembro de 2024.
A ação de hoje reforça o compromisso da Delegacia de Polícia de Gramado com a elucidação de crimes graves e a responsabilização de seus autores. O trabalho integrado entre setores de inteligência, investigação e equipes operacionais da DP de Gramado permitiu a identificação dos envolvidos, a coleta de provas e o cumprimento das ordens judiciais, garantindo maior segurança à comunidade local e às cidades da Serra.





















