O autor do homicício ocorrido na madrugada de domingo (27), no bairro Canelinha, se apresentou na delegacia na tarde do mesmo dia. O homem, que não teve sua identidade revelada, confirmou ter matado Jerônimo Mucke da Silva, 43 anos, mas alegou ter agido em legítima defesa. Ele relatou que havia se desentendido com a vítima por motivos relacionados a drogas. Ainda segundo o autor, houve luta corporal com troca de golpes de facão entre ambos.
O delegado Vladimir Medeiros, responsável pelas investigações, informou que o acusado prestou depoimento na delegacia, acompanhado por um advogado. Após ser ouvido, foi liberado, já que não havia possibilidade de prisão de acordo com a legislação. Ele responde a inquérito policial por homicídio.
O crime ocorreu na Rua João Goulart, no Bairro Canelinha, onde Jerônimo foi morto com diversos golpes de facão. SAMU e Bombeiros chegaram a ser acionados, mas a vítima já estava sem vida. Ao lado do corpo, um facão e uma bicicleta foram encontrados. O crime ocorreu por volta de 1h da madrugada.
Conforme a Polícia Civil os fatos foram presenciados por testemunhas, que já foram ouvidas na Delegacia de Polícia ainda na madrugada. Elas relataram ter visto o momento em que um homem desce de um veículo, e passa a agredir a vítima até sua morte, logo fugindo em direção ao CIEP Canelinha.