Aulas da rede municipal é marcada por tranquilidade e segurança em Canela

0
68
Publicidade

O retorno às aulas na rede municipal é opcional e válido aos estudantes que os pais e responsáveis assinaram o registro dessa preferência por escrito.

Após um período de espera em razão da pandemia, os alunos da educação infantil e de 1º ao 5º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais de Canela retornaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (3). Saudade e alegria foram os sentimentos de alunos e professores no primeiro encontro.

Publicidade

Para trazer segurança a comunidade escolar, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer planejou a volta da educação infantil em turnos. Metade deverão estar em sala de aula pela manhã e a outra metade na parte da tarde. Já o ensino fundamental retornou no sistema híbrido: os 1º, 2º e 3º anos do turno integral, ficam o dia todo e de 4º ao 9º ano, voltam no sistema metade dos alunos frequenta a escola em uma semana e a outra metade fica no sistema remoto. Na outra semana, os alunos que estavam em aula voltam ao ensino remoto e os que estavam em casa frequentam as aulas presenciais.

Para garantir os protocolos de segurança os alunos de 6º ao 9º ano começam suas atividades letivas na próxima segunda-feira (10).

“Fizemos isso para garantir aos pais e aos nossos profissionais a segurança ao voltar as aulas. Tudo é novo para a gente, então nestes primeiros dias sentiremos como as atividades estão sendo trabalhadas e a reação dos estudantes nessa nova realidade escolar”, destacou a secretária da pasta Janete da Silva Santos.

CUIDADOS

Todas as escolas da rede estavam preparadas com adoção de cuidados exigidos pelos protocolos sanitários. Os alunos ficaram em filas com distanciamento e, antes de entrar na escola, eram atendidos por servidores que mediam a temperatura e orientavam sobre o uso correto do álcool em gel. A retomada aconteceu com presença de estudantes de acordo com o plano de contingência permitido pela bandeira vermelha, que prevê distanciamento de um metro e meio entre os alunos na sala de aula. Nos refeitórios, ficou estabelecida a presença constante de profissional que higieniza os espaços utilizados para o lanche dos alunos.

Prefeito visitou escolas

O prefeito Constantino Orsolin percorreu na data de ontem (03) algumas unidades municipais de ensino por ocasião do retorno às aulas. Acompanhado do secretário de governança, Marcelo Savi, o prefeito, também professor, conversou com professores e demais funcionários das unidades, bem como, com os pais e crianças que retornaram as instituições de ensino.

Para o Prefeito é de suma importância manter esse contato, especialmente em datas importantes como neste retorno em tempos de pandemia. “Como professor sempre gostei muito deste contato direto com a comunidade e agora como prefeito não é diferente. É importante estabelecer o vínculo, o diálogo com os pais e saber a avaliação da população em relação ao serviço que prestamos”, observou o prefeito. “Além disso ter o contato com os funcionários. É muito importante, cumprimentá-los, valorizar o empenho de cada um deles, e reconhecer o importante papel que desempenham nesta tarefa tão sagrada que é cuidar das nossas crianças, ainda mais neste período de pandemia. O exemplo que passamos para esses alunos, será o que levaram para casa e repassaram aos demais membros da família”, frisou Constantino Orsolin.
E ainda enfatizou “Fico muito feliz ao ver nossas unidades com alunos novamente depois de passarem por um grande período em casa, longe desse contato com o ambiente escolar. A Secretaria Municipal de Educação preparou as unidades com muito carinho e com todos os protocolos sanitários exigidos”.

Publicidade