Há alguns meses o jovem gramadense Jairo Conceição procurou o Clube CER Jardim propondo o esporte inclusivo para que ele e seu irmão Ariel Conceição, deficientes visuais, pudessem participar das atividades e foi muito bem recebido. Como promover a inclusão através de práticas esportivas é um dos objetivos da administração pública, prontamente a Secretaria de Esporte e Lazer apoiou a iniciativa.
Há um mês, os jovens realizam treinos semanais no clube, que fica no bairro Jardim, sob coordenação de Carlos Eloir Ramos. O próprio Jairo é quem administra o projeto e o seu objetivo é adaptar outras modalidades esportivas para oportunizar mais inclusão.
Na última sexta-feira (26), antes do início dos jogos da Primeira Divisão de Futsal no Ginásio Perinão, todos fizeram silêncio e os jogadores se venderam para uma partida com os irmãos. “Foi uma alegria imensa e um momento que nos enche de satisfação”, definiu o secretário de Esporte e Lazer, Lucas Roldo.
Carlos Eloir Ramos afirma que o objetivo da ação é proporcionar mais qualidade de vida aos praticantes. “Estamos mostrando para a sociedade que tem como todos participarem normalmente das atividades propostas nas escolas e nas comunidades, claro que dentro de suas limitações. Isso não custa muito, só um pouco de vontade e dedicação, coisa que o Jairo tem de sobra”, afirma.