16.6 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoAtividades on-line e programação da Semana Farroupilha de Canela

Atividades on-line e programação da Semana Farroupilha de Canela

Publicidade

As comemorações da Semana Farroupilha de Canela começaram na tarde de domingo, dia 13, com a veiculação de material audiovisual com imagens das três últimas edições e o Hino Rio-Grandense. Em função da pandemia, o evento promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está sendo realizada em formato digital. Todas as atrações virtuais são transmitidas pelos canais @canelapaixaonatural no You Tube, no Instagram e no Facebook. O primeiro dia do evento também contou com a palestra “Retratos do Gaúcho além-Fronteira”, ministrada pelo curador e coordenador da Semana Farroupilha On-line, Márcio Cavalli.

Fotos: Rafael Cavalli/SerraPress

Um dos pontos altos da programação ocorrerá nesta segunda-feira, 14, com a live “Recolhimento das Pesquisas e Reconstituição das Danças Tradicionais Folclóricas Gauchescas”. A transmissão ao vivo será apresentada, a partir das 20 horas, pelo pesquisador e instrutor de danças Sandro Arruda, o Nikito, que recebeu do próprio Paixão Côrtes o legado de transmitir dezenas de danças resgatadas pelo folclorista ainda em vida. “Com exceção do Nikito, todos os agentes que atuam no evento são de Canela. Valorizar o nosso pessoal é um dos pontos da Semana Farroupilha. O Nikito é uma atração diferenciada na parte de estudos sobre danças que muitos nem ouviram falar. Integrantes de invernadas não podem perder essa live”, recomenda Cavalli.

Publicidade

Também haverá uma oficina de brinquedos e brincadeiras tradicionais, com Kailanny de Araújo Gross, Vinícius Cavallin de Oliveira, Pedro de Oliveira Varela, Eduardo Pontes de Oliveira Macedo, Laura Foss Rodrigues Jardim e Gabriela Wasen Cardoso, do CTG Querência de Canela.

Publicidade

ATRAÇÕES

Parte das atividades da Semana Farroupilha ocorrerá em paralelo à Temporada de Inverno On-line, que abrirá espaço para as atrações artísticas e musicais do segmento tradicionalista. As atividades ocorrerão na terça, quarta, quinta e sexta-feira.

O tema deste ano da Semana Farroupilha é “Gaúchos Sem Fronteiras”. Uma oficina de boia campeira, ministrada por Fábio Hanel dos Santos e Mauricio Moraes da Silva, do DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco) e a reprodução de um vídeo ao som do Hino Rio-Grandense marcará o encerramento das comemorações no próximo domingo, 20 de setembro, o Dia do Gaúcho.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (14)

Oficina de brinquedos e brincadeiras tradicionais, com Kailanny de Araújo Gross, Vinícius Cavallin de Oliveira, Pedro de Oliveira Varela, Eduardo Pontes de Oliveira Macedo, Laura Foss Rodrigues Jardim e Gabriela Wasen Cardoso, do CTG Querência de Canela. Link liberado a partir das 15h

Live “Recolhimento das Pesquisas e Reconstituição das Danças Tradicionais e Folclóricas Gauchescas”, com Sandro Arruda (Nikito), às 20h.

Terça-feira (15)

Artesanato gaúcho – parte 1: das linhas aos adornos, com Simone Becker e Bárbara Vaccari, do grupo Os Tapejaras. Link liberado a partir das 9h.

Relíquias do tempo antigo, com Fabiano Hanel dos Santos, Fábio Hanel dos Santos e Alessandro Oliveira. Artesanato gaúcho – parte 2: artesanato com osso, com Edilson Gonçalves, do grupo Os Tapejaras. Link liberado a partir das 15h.

Quarta-feira (16)

A história da guasquearia, com Luiz Fernando Kerschner, Júlio Trein e Gabriel Almeida, do CTG Querência de Canela. Link liberado a partir das 9h

O Gaúcho, com Renata da Silva – 1ª prenda estadual 2017/2018, pelo CTG Querência de Canela. Link liberado a partir das 15h.

Quinta-feira (17)

Live O Lenço Farroupilha e sua história, com o professor Fabiano dos Santos, do grupo Os Tapejaras, às 18h30.

Sexta-feira (18)

Erva-mate na culinária, com Júlia Trein, O Chimarrão, com Júlio Trein, do DTG Amigos Estancieiros. Link liberado a partir das 10h.

Sábado (19)

Declamação, com Júlio Barcelos. Nós de lenço, com William de Moraes da Silva. DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco). Link liberado às 15h.

Domingo – Dia do Gaúcho (20)

Oficina de boia campeira, com Fábio Hanel dos Santos e Mauricio Moraes da Silva. DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco). Link liberado às 10h.

Encerramento da Semana Farroupilha, com audiovisual com o Hino Rio-Grandense. Link liberado a partir das 20h.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Terça-feira (15)

Terça Retrô – Show gaúcho da Churrascaria Garfo e Bombacha, às 20h

Quarta-feira (16)

Quarta Gastronômica, com Canellé Bistrot, às 20h

Quinta-feira (17)

Live-tertúlia com Kerolin Acordeonista e Seu Pai, às 20h

Sexta-feira (18)

Live-tertúlia com Pontezuela, Lauri Duarte e Eder Castro, às 20h

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.