20.5 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeAos primeiros sintomas gripais, busque atendimento médico

Aos primeiros sintomas gripais, busque atendimento médico

Publicidade

Uma pesquisa feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Gramado indica uma demora das pessoas com sintomas gripais em procurar atendimento médico. A recomendação é que nos primeiros sintomas procurem o ambulatório Covid (tenda) que funciona no Centro Municipal de Saúde do município.

O levantamento contabilizou 172 casos positivos para Covid-19 diagnosticados até 17 de julho. A divulgação é do Centro de Operações em Emergências – COE Gramado.
O levantamento gráfico revela o intervalo de tempo entre o aparecimento dos sintomas e a busca pelos serviços de saúde. É possível identificar que parte significativa dos casos positivos buscaram atendimento com três ou mais dias de sintomas. Somente 18% das pessoas buscaram atendimento nas primeiras 24 horas de surgimento dos sintomas. Mais de 60% esperaram mais de cinco dias para consultar um médico.

Publicidade

Segundo o COE, este fato precisa ser observado com cuidado, pois sabe-se que a procura precoce pode auxiliar na redução da transmissão da doença, já que é notificado expressamente o isolamento do paciente juntos aos demais contatos domiciliares, bem como possibilita manejo adequado da situação de saúde e vigilância de novas ocorrências nos contatos.

Publicidade

Por isso, reforça-se que as pessoas, ao apresentarem sintomas, mesmo que leves, procurem os serviços de saúde de referência do município: tenda Covid, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Centro, de segunda a segunda-feira, das 8 às 21 horas. E após às 21 horas deve se dirigir ao Hospital Arcanjo São Miguel.

Principais sintomas

Tosse, febre, coriza/espirros, dor de garganta, perda do paladar, dificuldade para respirar, dores no corpo e diarreia.

Recomendações do COE

– As famílias não realizem eventos e que sigam a rotina de distanciamento social.
– Os pacientes e seus contatos domiciliares cumpram o isolamento domiciliar de forma rigorosa.
– As pessoas ao sentirem os primeiros sinais e sintomas procurem os serviços de saúde referenciados, não esquecendo de revisar seus dados de cadastro.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.