NOVA PETRÓPOLIS | Uma ação integrada da Brigada Militar, Polícia Federal e Polícia Civil de Nova Petrópolis resultou na prisão de três pessoas acusadas de envolvimento em um golpe contra a agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Centro do município.
O esquema consistia na instalação de equipamentos em caixas eletrônicos, induzindo clientes ao erro durante transações bancárias. A movimentação criminosa foi flagrada pelas câmeras de monitoramento instaladas na sede da Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis, situada em frente à agência.
As câmeras foram implementadas em 2021 a partir de uma demanda dos órgãos de segurança, com o objetivo de ampliar a vigilância nos prédios da Polícia Civil e da Brigada Militar. Durante a ação, foram apreendidos envelopes bancários, um notebook utilizado no golpe, quatro celulares, cerca de R$ 3 mil em dinheiro e um simulacro de pistola (Airsoft).
Após a prisão, verificou-se que um dos detidos possui extensa ficha criminal, com condenações expedidas pela Justiça Federal da 7ª Vara de Florianópolis/SC. Entre os crimes, constam homicídio qualificado tentado, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, que resultaram em pena definitiva de 11 anos de prisão.
As investigações seguem em andamento, pois há indícios de que o grupo também tenha praticado golpes semelhantes em outros municípios da Serra. Os três presos foram encaminhados à Polícia Federal, responsável pela continuidade das apurações.