Começou a seleção de professores para o Programa de contraturno cultural e artístico Transformar-te, mantido pela Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias da Cultura e Educação. O edital de credenciamento já está disponível no site da Prefeitura e os professores interessados em ministrar as aulas já podem fazer seu cadastro.
A modalidade licitatória escolhida para contratação dos professores é a de credenciamento para que o critério de seleção dos profissionais seja a qualidade e não o preço. Com isso, a Prefeitura de Gramado demonstra que está preocupada com a realização de um programa de formação qualificado e com o objetivo de integrar a cultura ao processo de aprendizado nas escolas municipais e ainda demonstrar o potencial das atividades culturais no dia a dia da cidade.
Professores interessados em participar do programa podem acessar o link: https://abre.ai/ejRK e conferir o edital de credenciamento.
Transformar-te
O programa está estruturado para atender até 1.400 alunos da Rede Municipal de Ensino em dez escolas diferentes, além de projetos sociais como o Sapeca, e de manter atividades gratuitas no Centro de Cultura da Várzea Grande e no Centro de Cultura Arno Michaelsen.
Ao todo, serão onze atividades diferentes de cinco segmentos artísticos: música (canto e instrumentalização), Artes Cênicas (teatro), Dança (jazz e ballet), Artesanato (modelagem e reciclagem), Escrita Criativa (histórias em quadrinhos, literária e cinema) e Artes Visuais (desenho e pintura).
“Mais do que ocupar o tempo ocioso do aluno e mantê-lo envolvido com atividades saudáveis, o Transformar-te tem como objetivo despertar o interesse para a atividade artística e o entendimento de que, além de serem atividades que colaboram no processo de aprendizado, são potenciais mercados de trabalho e serem explorados no futuro. A arte e a cultura são grandes motores econômicos em Gramado e é isso o que queremos deixar muito claro”, comenta o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.
Além das atividades desenvolvidas em cada escola, o Transformar-te também promoverá apresentações entre seus alunos no final do ano letivo, criando um grande vínculo entre a comunidade gramadense.
“Por meio da arte é possível potencializar o processo cognitivo dos nossos alunos, desenvolver maior senso crítico e ainda coordenação motora. Tudo isso é essencial para criarmos cidadãos conscientes e preparados para o futuro”, avalia a secretária de Educação Simone Tomazelli
Nas próximas semanas as inscrições para alunos interessados em participar do programa devem ser abertas.
Crédito: Ascom/PMG