São Francisco de Paula promoveu no último final de semana o 4º Festival Gastronômico da Batata, já famoso por reunir apaixonados pelo tubérculo mais democrático do mundo. Da tradicional batata frita, ao escondidinho e à pizza napoletana com massa à base de batata, as opções foram diversas e ao todo, levaram mais de 2 toneladas de batata em 2,4 mil refeições vendidas pelos 9 restaurantes participantes ao longo de dois dias de evento.
A Secretária de Turismo, Cultura e Desporto Vanessa Spindler destaca o sucesso do evento que reuniu mais de 3 mil pessoas. “O Festival já está consagrado no calendário de eventos fixos da cidade. É a nossa forma de valorizar o ingrediente produzido aqui e ainda gerar empregos diretos e indiretos”. Este ano, a organização do evento estima que cerca de 280 empregos foram gerados durante o final de semana.
A Batata em São Chico
O Festival Gastronômico da Batata foi pensado para valorizar a batata, considerando principalmente que São Francisco de Paula é um dos maiores produtores no país do tubérculo. O evento já atraiu milhares de turistas em suas três edições e serviu milhares de pratos à base de batata.
A batata movimenta anualmente R$ 120 milhões no município, gerando ao todo mais de 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos de acordo com a Secretaria de Agricultura, Ela é o terceiro alimento mais consumido no mundo, atrás apenas do trigo e do arroz. Estima-se que 1 bilhão de pessoas consomem batata diariamente. A produção anual supera 330 milhões de toneladas e, segundo pesquisadores, a batata é uma das armas mais importantes para a humanidade no combate a fome no planeta.