GRAMADO | O interior toma conta da cidade na 34ª Festa da Colônia de Gramado, que abre as portas nesta quarta-feira, dia 30, a partir das 10h, no Complexo Expogramado. Com atrações diárias, o evento, que ocorre até 18 de maio, sempre das 10h às 22h, valoriza a cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. A solenidade de abertura oficial ocorre na quinta-feira, dia 1°, às 11h.
Em 19 dias de programação, a expectativa é que o número de visitantes ultrapasse os 350 mil. Um dos pontos altos da festa é a gastronomia. Uma infinidade de produtos coloniais pode ser degustada no evento. Além dos pães e cucas sempre quentinhos nos fornos, os restaurantes alemão e italiano, o café colonial e os biers com os tradicionais bolinhos de batata atraem gramadenses e turistas.
Com o tema “Unindo Origens e Celebrando Tradições”, o evento contará com atrações artísticas ampliadas. Fazem parte das atividades oficiais a Escolinha Rural, o Museu das Etnias, os tradicionais Jogos Rurais, a Feira de Produtos Coloniais e apresentações artísticas com bandinhas e grupos folclóricos, teatros, corais e danças típicas.
Entre as atrações musicais, a programação valoriza os talentos locais e conta com bandas de renome estadual, como a Orquestra La Montanara, Banda Modello, Banda Porto do Som, Super Banda Monte Carlo, Banda Kamarilia, Super Banda The Willer’s e Banda Exemplo. Também fazem parte da programação a Festa dos Espantalhos, que ocorre neste sábado, dia 3, às 15h, na avenida Borges de Medeiros, o Desfile de Carretas e a escolha da nova corte. “É uma festa que preserva a identidade e os costumes dos nossos agricultores, proporcionando muita alegria aos visitantes. Trata-se de um evento que nasceu pequeno, mas que atingiu seu objetivo ao longo dos anos, fortalecendo o nosso interior e contribuindo para o desenvolvimento das agroindústrias de Gramado. A Festa da Colônia tem o sabor único e tradicional dos produtos típicos do interior, proporcionando o contato direto dos colonos com os turistas que visitam nossa cidade”, destaca o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.