Unindo origens e celebrando tradições, assim será a 32ª edição da Festa da Colônia de Gramado. O tradicional evento acontecerá no complexo do Expogramado, de 27 de abril a 14 de maio, e buscará celebrar os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.
Oferecendo farta gastronomia e uma feira de produtos coloniais, a Festa da Colônia é sempre devidamente embalada por Bandinhas e Grupos Folclóricos, que se apresentam no palco principal, e tem expectativa de público calculada em 300 mil visitantes durante os 18 dias do evento.
A Presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, com todo entusiasmo afirmou que “faremos uma grande Festa da Colônia, com todos os atrativos que fazem o sucesso do evento”, disse a dirigente.
ATRAÇÕES
Entre as inúmeras atrações do evento destaque para os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas, pães e o pãozinho com linguiça, reunindo sete famílias de diversas localidades do interior de Gramado. O Café da Colônia, apresenta uma casa do interior que irá servir o autêntico café da colônia, e atendido pela Família Wolf da Linha Gambelo. Os Biers com chope e o tradicional bolinho de batata, além dos pastéis e outras iguarias prometem mais uma vez ser o ponto de encontro na Festa da Colônia. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna, oferecem a gastronomia típica alemã e italiana da Festa da Colônia. As cozinhas com o fogão campeiro, serão atendidas por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila. Para degustar as iguarias, o almoço ou jantar custa R$ 50,00 por pessoa. Crianças de 6 a 10 anos pagam R$ 25,00. E a Feira de produtos coloniais é outra atração à parte com diversas Agroindústrias e famílias que proporcionam mais qualificação na apresentação dos produtos.
Outra grande atração e que movimenta grande púbico são os Jogos Rurais, ondeacontecem as grandes disputas onde são realizados os jogos de bocha masculina e feminina, canastra, 3 Setes e o torneio de cartas ‘66’.
Sempre gera uma expectativa pela sua beleza e originalidade é o tradicional Desfile de Carretas na principal avenida da cidade através de diversas carretas e suas belíssimas juntas de bois conduzidas pelos colonos. A organização espera a participação de cerca de 30 carretas. Os desfiles acontecem em dois sábados, dias 06 e 13 de maio, às 16 horas, entre o Expogramado – sede do evento – até o centro de Gramado pela Avenida Borges de Medeiros.
A Corte atual da Festa da Colônia é formada pela a Rainha Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo, e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo.
Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com mais de 120 expositores.
A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução. A apresentação é do Ministério da Cultura contando com a Lei de Incentivo à Cultura. O copatrocínio é da Brahma – beba com moderação e Sicredi Pioneira 120 anos. O apoio é da Orquídea Alimentos, Juntos para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, FARSUL, SENAR e SEBRAE e Adylnet nossa melhor conexão é com você. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio institucional: EMATER/RS. Agente Cultural: AM Produções.
A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.
Serviço:
32ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.
Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)
Quando: de 27 de abril a 14 de maio de 2023.
Fechado nas quartas, dias 03 e 10 de maio.
Demais dias da semana das 10h às 22h.
Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.