1º BPAT inicia instruções para pistola 9mm que substituirá a . 40

0
112
Publicidade

Nessa semana, o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) iniciou as instruções de adaptação para uso da pistola Taurus TS9 9mm, modelo e calibre que será utilizado por toda a Brigada Militar no âmbito Estadual.

Na terça-feira (30/11), o Pelotão de Força Tática, do 1º BPAT, realizou o treinamento e foram habilitados para o novo armamento e serão os primeiros a receber as 11 pistolas que já foram adquiridas.

Major Marcio Borba Fernandes, subcomandante do 1º BPAT, instrutor de tiro que ministrou a habilitação do calibre 9mm, destaca a importância do constante treinamento da tropa e do novo calibre que será utilizado pela corporação: “Seguindo uma tendência de outras instituições de segurança pública, a Brigada Militar está adotando armas de porte em calibre 9 mm Luger, em substituição aos armamentos calibre .40 S&W. Trata-se de um calibre com mais de 120 anos de uso que, inicialmente, era adotado exclusivamente para fins bélicos, porém, com o desenvolvimento de munições adequadas, vem se mostrando uma boa opção para uso de tropas policiais que, ao fazerem uso de armas letais, objetivam a incapacitação temporária do agressor, dentro de rígidos princípios do uso progressivo da força. Assim, com o escopo de adaptar o efetivo ao novo calibre e aos novos armamentos, o treinamento é imprescindível, para que o policial esteja devidamente capacitado a exercer suas funções de preservação da ordem pública, em conformidade com os postulados da legalidade, necessidade, moderação, proporcionalidade e conveniência”.

Publicidade