Ações continuam até o dia 27 de setembro.
Nesta quarta-feira (31/08) a Brigada Militar lançou a Operação Nacional Maria da Penha com foco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
O 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT ) realizou ações em sua área de atuação onde é desenvolvido o trabalho da Patrulha Maria da Penha – Gramado, Canela, Igrejinha e Três Coroas.
A “Operação Maria da Penha” com o foco no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres e ao feminicídio com o objetivo do fortalecimento das ações de fiscalização das medidas protetivas de urgência, visando prisões pela constatação do descumprimento e, consequentemente, espera-se um impacto na redução dos indicadores de feminicídios e de outros crimes afetos à violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado do Rio Grande do Sul.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
No período que acontece a operação a Patrulha Maria da Penha vai intensificar as visitas às vítimas em situação de vulnerabilidade e/ou que tenham registrado descumprimento de Medida Protetiva de Urgência. Ainda a realização de palestras em escolas, empresas e outros estabelecimentos, pertinentes ao assunto.
Também, em conjunto com o efetivo das guarnições que realizam o policiamento ostensivo será realizada barreiras de conscientização com distribuição de materiais informativos -folders, orientando sobre os direitos das mulheres. As ações da Brigada Militar na região seguem até o dia 27 de setembro.