26.8 C
Canela
domingo, novembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSegurançaVisitas aos presídios serão restritas por conta do coronavírus

Visitas aos presídios serão restritas por conta do coronavírus

Publicidade

A Secretaria de Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários editaram, no final da tarde desta segunda-feira, (16), uma Nota técnica contendo recomendações, voltadas á garantia da integridade física dos indivíduos em privação de liberdade, suas famílias, bem como, dos servidores responsáveis pela custódia e escolta dos apenados. Todas as medidas estão baseadas em recomendações dos órgãos de saúde e do próprio Departamento Penitenciário Nacional.
Os termos da nota técnica foram validados pelo governador do estado em reunião realizada no palácio Piratini , com a presença do Secretario Cesar Faccioli e o superintendente da Susepe, César da Veiga, governador Eduardo Leite ,vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, e da secretária da Saúde, Arita Bergmann. Faccioli sugeriu, ainda, a criação de um comitê interinstitucional de monitoramento das ações sobre o Covid 19, com a participação de todos os poderes e instituições com atuação no sistema prisional. “Neste momento a prevenção é um ato de responsabilidade que deve ser compartilhado por todos”, afirmou o secretário da Seapen. 

Publicidade

Entre as principais medidas contidas na NT estão a suspensão de visitas pelo prazo de 15 dias, a contar do dia 23 de março de 2020. Antes disso, porém,já serão implementados protocolos de restrições preventivas .
A partir desta terça-feira, 17, e até o dia 22, serão suspensas as visitas de idosos, acima de 60 anos e de crianças até 12 anos incompletos e gestantes. Além disso, fica estabelecido o limite de um visitante por preso. Também estão suspensas visitas de OSC e de instituições religiosas, bem como aulas do EJA. Haverá, ainda, a publicação de orientação conjunta com o Judiciário, tratando da suspensão temporária da realização de audiências com escolta de presos. 
Como ação imediata, foi criada uma central de informações para o sistema prisional , bem com, adquiridos lotes de máscaras e de álcool gel. A distribuição deste material dar-se-a pela Susepe.
Segundo o Superintendente, Cesar da Veiga , “as casas prisionais receberão reforço em materiais de limpeza e higienização, esforço concentrado que será executado pela Divisão de Segurança e Escolta”. 

Foto: Asscom/Susepe

Publicidade

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Conforme nota divulgada pela Corsan, moradores dos bairros Leodoro de Azevedo e Fundo do Campo, em Canela, terão o fornecimento de água normalizado gradativamente na tarde deste sábado, 23/11. A Corsan está consertando uma rede de água...
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Durante a sexta-feira (22/11), foi realizada uma operação conjunta entre Policiais Militares do 2° Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela e Inspetoria Veterinária do Estado. A ação teve fiscalização veicular, com abordagens e...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.