Vereadores visitam novas instalações de tratamento de água e esgoto em Canela

0
41
Publicidade

Na manhã de terça-feira, 13, os vereadores Alfredo Schaffer, Roberto Grulke, Carla Reis, José Vellinho Pinto e Emília Fulcher estiveram visitando as novas instalações para tratamento da água, esgoto, novo reservatório de água, entre outras, promovidas pela CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento) e também por meio do Poder Executivo, em parceria com a iniciativa privada. Ao todo foram investidos mais de 30 milhões de reais nestas obras.

A visita ocorreu após convite do Secretário de Meio Ambiente, Jackson Müller, e do Secretário de Governo, Marcelo Savi. Foram visitadas instalações nos bairros Celulose, São Luiz, Chacrão e no Distrito Industrial. Com estas novas obras, mais de 60% do esgoto canelense será devidamente tratado.

Publicidade

A principal visita foi na Estação de Tratamento de Esgoto Santa Terezinha, que se localiza no bairro Celulose. A ETE tratará os esgotos da região que compreende a bacia do arroio Santa Terezinha, que é um dos afluentes do arroio Caracol. A estação tem capacidade de tratar 90 litros por segundo (l/s).

As Estações de Tratamento de Esgoto devem começar a funcionar nos próximos meses. Por estarem em locais densamente habitados, contribuirão na despoluição de arroios e serão uma alternativa para tratamento dos esgotos de novos empreendimentos, que se conectarão ao sistema descentralizado proposto a partir de um convênio firmado com a CORSAN.

As operações das novas ETE’s compactadas significa uma importante mudança na forma de fazer saneamento, representando grande conquista para a comunidade, possibilitando qualificar os indicadores de saúde pública, pois muitas doenças são transmitidas por meio hídrico.

Publicidade