O Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Marcelo Savi, acompanhado dos vereadores Jonas Bohn Bernardo, Clério Sander e Emília Fulcher, na tarde desta quinta-feira, 05, o receberam o Secretário de Saúde, Vilmar Santos. Na pauta do encontro, esteve as ações para prevenção de possíveis casos do Coronavírus no município.
Como é um problema de ordem mundial, e começou a ter casos confirmados no Brasil, além de várias suspeitas, o Poder Público já está buscando se preparar para algum possível caso desta doença.
Na última segunda-feira, dois pacientes com suspeitas do caso entraram em contato com a equipe da Secretaria de Saúde, onde foram coletados materiais para exames e análise. Após isso foi dada orientação para que ficassem em quarentena até obterem os resultados, que devem sair até a sexta-feira, 06.
Todas as unidades de saúde já possuem salas isoladas para possíveis casos do Coronavírus. Atualmente, pacientes que tem suspeita e também realizaram alguma viagem, logo já terão matérias coletados para análise rápida. “Minha ideia foi trazer aos vereadores nossas ações perante a este problema mundial. A grande preocupação nossa é estar um passo à frente de possíveis casos deste vírus”, afirmou Vilmar.
Será distribuído nas escolas do município um folder com informações sobre o vírus, e também, com prevenção perante a isso. Além disso, a secretaria de Turismo encaminhará material para restaurantes, hotéis, parques e afins, para também disponibilizarem as informações para a prevenção.
ATENÇÃO AOS SINTOMAS
a) se apresenta febre e/ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas do nariz e outro) e histórico de viagem para áreas de transmissão nos últimos 14 dias ao aparecimento dos sintomas;
b) se apresenta febre e/ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas do nariz e outro) e contato próximo de casos suspeitos de coronavírus nos últimos 14 dias ao aparecimento dos sintomas.
Se perceber estar nessas situações, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde ou o hospital. Independentemente disso, é preciso que as pessoas habituem-se às seguintes medidas de prevenção:
– lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Se não houver água e sabão, usar álcool em gel;
– cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com um lenço de papel e jogá-lo no lixo, ou cobrir a boca com o braço dobrado;
– sempre lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar;
– não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– lavar as mãos com água e sabão antes e depois de tocar em olhos, nariz e boca;
– manter o ambiente bem ventilado e as janelas abertas.